Entretenimento



Falando de Sexo

Dicas para driblar a síndrome do intestino irritável

Tentar controlar o nervosismo é algo que pode ajudar nesses momentos

06/06/2021 - 15h58min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Acho que só vocês podem me entender e ajudar. Eu tenho a síndrome do intestino irritável. Esse problema atrapalha muito a minha vida, inclusive a sexual. Vocês poderiam me dar algumas dicas para evitar constrangimentos?

Se a síndrome do intestino irritável está interferindo em sua vida sexual, há coisas que você pode fazer para recuperar seu ritmo.

Essa dificuldade não pode limitá-la de fazer atividades em grupo. Namorar pode ser um desafio mesmo em circunstâncias normais, mas esse diagnóstico traz obstáculos adicionais, como imprevisibilidade dos sintomas, a necessidade de acesso rápido a um banheiro e uma dieta especial. Sexo, especialmente com alguém novo, pode ser ainda mais preocupante.

Leia outras colunas

Sugestões

Nossas sugestões para lidar com esses sintomas e uma vida amorosa são as seguintes.

— Planeje encontros que não envolvam comer algo.

— Não fale sobre o problema no seu primeiro encontro. À medida que se torna mais íntima de alguém, é a hora certa para contar tudo.

— Aprenda técnicas de relaxamento. Para controlar o namoro e a ansiedade sexual, o controle do estresse é fundamental. Pratique a respiração profunda.

— Com essa doença, você pode não querer fazer sexo porque se sente mal, tem ansiedade para ir ao banheiro ou baixa autoestima por causa da condição. Para se sentir mais confortável, íntima e sensual em um relacionamento, converse com seu parceiro sobre medos e necessidades.

A pessoa certa vai reconhecer suas qualidades. Fique atenta a alguém que seja compreensivo, atencioso, gentil, solidário, paciente e que não a julgue.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias