Entretenimento



Falando de Sexo

Infecção causada por fungos: sintomas e tratamento

A maioria das mulheres terá esse tipo de infecção em algum momento da vida

07/06/2021 - 14h19min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Sinto muita coceira na região íntima e, quando faço sexo, surge a ardência. O meu namorado diz que eu devo ter contraído isso de outra pessoa. A gente faz sexo com frequência, e ele sempre fala isso...

Muitas pessoas, por desconhecerem o que causa esse desconforto, ficam desconfiadas e acabam gerando conflito na relação. Provavelmente, você tem uma infecção causada por fungos. 

A maioria das mulheres – e alguns homens – terá esse tipo de infecção em algum momento da vida. Essa condição é conhecida como vaginite por candidíase ou candidíase vaginal.

Os fungos podem aparecer quando o estresse enfraquece o sistema imunológico. Além disso, certos hábitos também podem causar esse problema. Ser sexualmente ativo (condições vaginais por fungos não são consideradas infecções sexualmente transmissíveis, mas são mais comuns em mulheres sexualmente ativas), ingerir muitos alimentos com açúcar, não ter higiene vaginal regular e usar roupas que mantenham a área íntima aquecida e úmida, como peças íntimas sintéticas, calças de pijama e jeans apertados.

Os sintomas são: coceira vaginal, dor ou desconforto durante a relação sexual ou ao urinar e corrimento vaginal, possivelmente com cheiro de fermento. 

As infecções mais graves podem causar vermelhidão, inchaço e fissuras na pele dos genitais e áreas próximas.

Leia outras colunas

Vá ao médico

Se você tem esses sintomas frequentemente ou por mais de uma semana, deve procurar o médico para descartar uma condição mais séria. Com o tratamento, a maioria das infecções por fungos desaparece em uma semana.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias