Entretenimento



Marcou época

30 anos de "Vamp": veja o antes e depois do elenco

Novela que foi fenômeno de audiência está disponível no streaming

15/07/2021 - 11h45min


GZH
GZH
Nelson di Rago / Claudia Ohana / Divulgação Globo / Reprodução Instagram

Um mundo em que vampiros andam pelas ruas em plena luz do dia, protagonizam situações cômicas e dançam e cantam rock and roll. Este é o universo de Vamp, novela que completa três décadas de estreia nesta quinta-feira (15).  

Disponível no Globoplay, o folhetim de Antônio Calmon se tornou um fenômeno de audiência ao apresentar uma trama de comédia recheada de referências à literatura vampiresca clássica, como os caninos afiados, as roupas pretas e o sono no caixão, tudo isso em uma pequena cidade brasileira. A seguir, veja o antes e depois de alguns atores da novela: 

Claudia Ohana (Natasha) 

Nelson di Rago / Divulgação Globo / Reprodução Instagram
Claudia Ohana fez sucesso como a vampira Natasha em "Vamp"

Cláudia Ohana vivia a protagonista Natasha em Vamp, uma estrela de rock que virou vampira ao ser mordida por Vlad (Ney Latorraca) em troca de fama e sucesso. Buscando desfazer a maldição, ela vive tentando conquistar Jonas (Reginaldo Faria), quem ela acredita ser capaz de manejar a Cruz de São Sebastião para destruir o vampiro milenar. 

O papel rendeu sucesso a Ohana, que na época recebia muitas cartas de fãs e não conseguia sair à rua sem ser reconhecida.  

— Descobriam o meu telefone e ligavam para a minha casa. As mães me pediam pelo amor de Deus para falar com os filhos para eles esquecerem essa ideia de querer dormir no caixão — comentou ela, em entrevista à Globo.   

Hoje aos 58 anos, Claudia Ohana segue atuando em novelas. Recentemente, ela participou da Super Dança dos Famosos.  

Reginaldo Faria (Jonas) 

Memória Globo / João Miguel Júnior / Divulgação
Reginaldo Faria vivia o capitão Jonas em "Vamp"

Em Vamp, Reginaldo Faria era o capitão Jonas, o patriarca da família Rocha. Ele era pai de Lipe (Fábio Assunção), Jade (Luciana Vendramini), João (Pedro Vasconcellos), Nando (Henrique Farias), Isa (Fernanda Rodrigues) e Tico (José Paulo Júnior), e era casado com Carmem (Joana Fomm). Aos 84 anos, o ator continua na ativa e está no elenco da novela Um Lugar ao Sol, prevista para estrear no fim do ano. 

Ney Latorraca (Conde Vlad) 

Memória Globo / Reginaldo Teixeira / Divulgação
Ney Latorraca considera o Conde Vlad um de seus papéis mais marcantes na TV

Um dos papéis mais marcantes da carreira de Ney Latorraca foi o do vampiro Vlad Polanski em Vamp. O personagem, que no início da novela tinha uma pegada sombria, acabou protagonizando várias cenas cômicas. O ator de 76 anos conta que as pessoas o viam na rua e pediam que ele as mordesse no pescoço.

— Eu entrei para fazer nove capítulos. Mas depois da primeira mordida na Natasha, personagem da Claudia Ohana, e de falar "Gotoso", nunca mais saí da novela — comentou, em entrevista à Globo, fazendo referência ao bordão do Conde Vlad. 

Fábio Assunção (Lipe) 

Memória Globo / João Miguel Júnior / Divulgação
Fábio Assunção viu sua carreira de galã decolar após "Vamp"

Um dos motivos pelos quais Vamp fez sucesso com o público jovem foi o elenco  infantojuvenil. Fábio Assunção, que viveu Lipe, o filho mais velho de Jonas, viu sua carreira de galã decolar após a novela, já que seu personagem acabou se apaixonando pela protagonista Natasha ao longo da trama. 

Hoje com 49 anos, Fábio segue na ativa. Seu último papel foi na série do Globoplay Onde Está meu Coração (2021).

Fernanda Rodrigues (Isa)

Memória Globo / Fabiano Silva / Divulgação
Fernanda Rodrigues tinha 12 anos quando participou de "Vamp"

Outra atriz mirim que roubou a cena em Vamp foi Fernanda Rodrigues. Ela interpretou Isa, a filha mais nova de Jonas. Ao longo da carreira, a atriz de 41 anos teve papel de destaque em outras novelas como Malhação (1995), A Lua me Disse (2005) e O Astro (2011). Desde 2015, apresenta no GNT o programa Fazendo a Festa

Luciana Vendramini (Jade)

Memória Globo / Luciana Vendramini / Divulgação / Reprodução Instagram
Luciana Vendramini teve seu primeiro papel como atriz em "Vamp"

Luciana Vendramini estreou como atriz em Vamp, no papel de Jade, filha mais velha de Jonas. Entre os anos 1980 e 1990, ela atuou em outras novelas, como Malhação (1995) e O Rei do Gado (1996), e se tornou um sex symbol. Luciana, que hoje tem 50 anos, seguiu carreira como atriz em novelas da Record e séries, como Beleza S/A (2013, do GNT) e Samantha! (2018, da Netflix). 

Nuno Leal Maia (Padre Garotão)

Memória Globo / Monica Camillo / Divulgação / Reprodução Instagram
Nuno Leal Maia foi cogitado para viver Jornal em "Vamp", mas acabou escolhendo o papel do Padre Garotão

Antes de Vamp estrear, Nuno Leal Maia chegou a ser escalado para viver Jonas, mas acabou recusando com medo de que o papel de galã atrapalhasse sua carreira. No fim, o ator acabou interpretando o Padre Garotão, um assaltante que chega à cidade e finge ser um religioso para escapar do bandido Cachorrão. 

Ao longo da carreira, o ator de 73 anos interpretou diversos papéis de destaque em novelas como A Gata Comeu (1985) e Top Model (1989). Hoje, Nuno vive afastado da teledramaturgia e faz participações em séries de TV fechada e projetos de amigos. 

Flavio Silvino (Matosão)

Memória Globo / Flavio Silvino / Divulgação / Reprodução Instagram
Flavio Silvino viveu Matosão em "Vamp"

Em Vamp, Flavio Silvino viveu Matosão, um vampiro bad-boy filho de Matoso (Otávio Augusto). Nos anos seguintes, ele foi um dos principais atores jovens da Globo. Em 1993, aos 22 anos, o artista sofreu um acidente de carro que o deixou com várias sequelas.  

O último papel de Silvino na TV foi em 2000, na novela Laços de Família, interpretando um rapaz com problemas parecidos com os dele. Hoje, ele está com 50 anos e vive sob os cuidados da família no Rio de Janeiro. 

Marcos Breda (Rafael)

Memória Globo / Agência RBS / Divulgação
Marcos Breda hoje trabalha como astrólogo e dublador

Em Vamp, Marcos Breda viveu o personagem Rafael, um faxineiro que sempre aparecia para auxiliar Natasha. O ator fez dezenas de trabalhos na Globo, em novelas como Kubanacan (2003), Senhora do Destino (2004) e Haja Coração (2016). Durante a pandemia, o artista se viu impossibilitado de trabalhar na área e colocou em prática outro talento: passou a atender como astrólogo. Além disso, tem trabalhado com locução e dublagem. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias