Entretenimento



Piquetchê do DG

A indumentária gaúcha em exposição

Exposição A Roupa do Gaúcho, em Gravataí, traz mostra da história dos trajes tradicionalistas.

19/07/2021 - 17h53min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail
Reprodução / Facebook
Mostra vai até esta quarta (21)

Até esta quarta-feira (21), mais de 400 anos de histórias dos trajes tradicionalistas estão em uma exposição especial, no Gravataí Shopping (confira serviço no box abaixo). O projeto cultural que deu origem à mostra foi apoiado pela Lei Aldir Blanc, criada pelo Governo Federal, durante a pandemia, para apoiar o setor cultural, traz mais de 16 manequins com cerca de 45 peças de roupas que representam as vestimentas históricas do gaúcho. Batizada de A Roupa do Gaúcho, a mostra traz chapéus, botas, vestidos e demais peças que mostram a evolução dos trajes e da cultura gaúcha desde 1620 até os dias atuais. 

Na mostra, é possível conferir, também, as roupas que vêm da origem do gaúcho pilchado, que vem da colonização dos pampas pelos povos ibéricos, resultado da união de influências históricas, sociais e culturais que foram se adequando à realidade do trabalho no campo. De acordo com o Movimento Tradicionalista Gaúcho, três tipos de vestimentas que devem ser usadas tanto pelos homens como pelas mulheres: a pilcha para atividades artísticas e sociais, a pilcha campeira e a pilcha para a prática de esportes. 

Confira outras matérias da seção

Segundo a coordenadora de Execução e Produtora Cultural responsável pelo projeto, Virginia Alves Souza, algumas curiosidades da mostra que o público poderá conferir são vestimentas que foram utilizadas por índios, estancieiros e charqueadores, trajes farroupilhas, e trajes atuais com bombacha, bota, e vestidos com babados.

- Todo mundo pensa na figura do gaúcho só em setembro (mês da celebração da Revolução Farroupilha), e a gente traz a exposição para mudar essa visão. Nós praticamos essa tradição o ano inteiro, então, é um legado muito bonito para se deixar. É a nossa tradição, é a nossa história e a nossa cultura que queremos mostrar nesta exposição e ampliar ao público a cultura dos Centros Tradicionalistas e do Rio Grande do Sul - destaca Virginia. 

De acordo com a Coordenadora de Marketing do Gravataí Shopping, Joana Frota, a mostra reforça a importância de aproximar a cultura gaúcha e a comunidade com atividades culturais gratuitas e acessíveis:

- Estamos trazendo para o nosso ambiente um projeto que foi realizado com muito cuidado a respeito de toda a parte histórica dos trajes tradicionalistas. 

Serviço

- O que: Exposição A Roupa do Gaúcho

- Quando: até quarta-feira, 21 de julho

- Onde: em frente à loja StarDreams Colchões do Gravataí Shopping, Avenida Centenário, 555, no bairro Passo das Pedras

- Horários: das 10h às 22h.

- Quanto: entrada franca. 




MAIS SOBRE

Últimas Notícias