Entretenimento



Falando de Sexo

Ausência de desejo: entenda por que isso acontece

É importante saber identificar quando outros fatores estão presentes, como um quadro de doença clínica

13/07/2021 - 13h25min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Nos últimos tempos, não ando muito bem. Tenho trabalhado muito e me estressado demais! Acho que a pandemia contribuiu para esse esgotamento. O problema é que não sinto vontade de transar. Bah, me dá uma baita preguiça! Aí, vou adiando para outro dia, mas nunca tenho desejo. O que faço? 

Pois é, amigo, o excesso de atividades causa esse adiamento da vida sexual, uma vez que muita energia acaba sendo utilizada nas atividades do dia a dia.

Parece que a maioria não prioriza a vida sexual. A rotina pede, muitas vezes, que as pessoas invistam energia em muitas outras atividades – como o trabalho, os cuidados com a casa, o planejamento financeiro, uma saída com amigos ou com a família. Consequentemente,  surge a fadiga física, e emocional e, com isso, a desmotivação para o sexo. Com certeza, a pandemia agrava o cenário, pois ficamos muito mais tensos com a situação sanitária caótica em que vivemos. 

Leia outras colunas

Fique atento

Porém, nem sempre cansaço e estresse são os únicos responsáveis pela falta de desejo sexual. É importante saber identificar quando outros fatores estão presentes, como um quadro de doença clínica. Nestes casos, a queda na libido, apesar de ter causas fisiológicas, emocionais, psicológicas e até culturais, muitas vezes é percebida como simples preguiça ou falta de motivação – e é preciso saber diferenciar.

A falta de libido pode ser reflexo de alterações no organismo e deve ser um alerta para uma ida ao médico. Para identificar quando o quadro se manifesta devido a problemas clínicos, é importante estar atento para outros sintomas que podem estar associados, como mudanças de comportamento.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias