Entretenimento



92 Mais Mulher

Cabelos à prova de calor: dicas para adotar já!

No inverno, é mais comum o uso de secadores e chapinhas, mas é preciso tomar alguns cuidados

29/07/2021 - 10h42min


Mariane Araújo
Mariane Araújo
Enviar E-mail
Drobot Dean / stock.adobe.com
Manter as madeixas saudáveis é fundamental

Durante o inverno, é comum submetermos os cabelos ao calor excessivo de secadores, chapinhas (pranchas alisadoras) ou babyliss para modelar os fios.

Para manter as madeixas saudáveis mesmo com o uso constante das fontes de calor, trago as dicas de Thiago Justino Caldas, professor do Mirage Academia, pois, se não houver cuidados básicos, as fibras capilares podem ser danificadas.

Como secar os fios corretamente

— Após lavar os cabelos, retire o excesso de água com a toalha. Só aperte as madeixas, não faça fricção.

— Aplique um protetor térmico para evitar o superaquecimento dos fios antes de colocá-los em contato com alguma fonte de calor.

— Para remover a umidade dos fios com o secador, mantenha uma distância de, aproximadamente, 15 centímetros do couro cabeludo. É importante fazer movimentos da raiz em direção às pontas e dividir o cabelo em mechas: isso ajuda a diminuir o frizz, alinha e modela os fios.

Pexels / Reprodução
Cuidado para não manter o secador muito próximo

Fique atenta aos cuidados básicos

Para quem tem preguiça de secar as madeixas e, muitas vezes, acaba dormindo com os cabelos úmidos, Thiago salienta que essa atitude não é saudável:

— Não é aconselhado dormir com os cabelos molhados, pois faz com que o couro cabeludo fique exposto à proliferação de fungos e bactérias.

Já para quem faz escova e utiliza  chapinha todos os dias, aqui vai um alerta do profissional:

— É prejudicial não usar protetor térmico e passar a chapinha na mesma mecha muitas vezes.

Além disso, lembre-se de hidratar os fios, pois isso devolve a umidade que os cabelos perderam no contato com o calor.

O cabeleireiro finaliza com algumas dicas preciosas:

— Faça movimentos! Não deixe o secador parado no mesmo lugar, não use chapinhas nem modeladores em temperaturas altíssimas. E procure utilizar os finalizadores, como óleos ou silicones.

Atenção aos cachos!

Para quem tem cabelos cacheados e deseja mudar o visual, deixando os fios lisos temporariamente, fazer a boa e velha escova com o secador é uma ótima pedida. Porém, não é indicado realizar esse processo com frequência, pois o excesso de calor pode deformar os cachos naturais.

DEIXA EU TE CONTAR

Sempre que possível, gosto de lavar os cabelos durante o dia. Assim, deixo os fios secarem naturalmente e não fico refém da utilização do secador. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias