Entretenimento



Falando de Sexo

Como controlar os sintomas da TPM?

A irritabilidade e as oscilações de humor podem prejudicar a vida pessoal e social da mulher

19/07/2021 - 14h38min

Atualizada em: 19/07/2021 - 14h42min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Gurias, tenho uma tensão pré-menstrual (TPM) absurda! Nem eu me suporto: fico muito irritada, brigo com todo mundo, devoro doces... Além disso, meu namorado não me aguenta mais! Existe tratamento para isso?

Amiga, a grande maioria das mulheres sente algum tipo de mudança no humor e instabilidade emocional no momento anterior à menstruação, que chamamos de tensão pré-menstrual (TPM). 

A irritabilidade e as oscilações de humor podem se transformar em verdadeiros surtos de raiva que prejudicam a vida pessoal e social da mulher. É importante que você procure seu ginecologista: ele é o profissional que pode ajudá-la, pois está habilitado a orientar o tratamento e a prevenção desses incômodos de forma apropriada.

Leia outras colunas

Tratamento

Na maioria das vezes, o tratamento consiste em uso de anticoncepcionais de baixa dosagem hormonal (que inibe a ovulação e a menstruação), orientação alimentar para a ingestão de vitaminas e outros nutrientes, prática de exercícios físicos e indicação de psicoterapia para ajudar no autoconhecimento, pois é preciso aprender a lidar com as situações de estresse. 

Quanto ao seu namorado: no auge da TPM, às vezes, é melhor ele nem ficar por perto, pois isso evita embates. Porém, o melhor mesmo é ele ser atencioso e não provocar a sua ira! Além disso, a dica é não fazer piadas sobre TPM, não perguntar se você está de mau humor, não fazer qualquer tipo de cobrança e mostrar-se disponível para ajudá-la em alguma coisa.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias