Entretenimento



92 Mais Mulher

Confira 7 dicas para evitar o ressecamento dos lábios

Manter a hidratação no local é fundamental para evitar feridas e rachaduras

01/07/2021 - 09h24min

Atualizada em: 01/07/2021 - 09h41min


Mariane Araújo
Mariane Araújo
Enviar E-mail
Divulgação / Divulgação
Baixas temperaturas podem causar rachaduras labiais, mas o problema tem solução!

Basta a temperatura cair para muitas pessoas sofrerem com o ressecamento da pele dos lábios, que pode causar dores e até mesmo pequenas feridas. Afinal, por que os lábios ficam ressecados? 

A pele dessa região é uma semimucosa, ou seja, um tecido fino que não tem a mesma elasticidade e proteção de outras partes do corpo. Além disso, diferentemente de outros locais, os lábios não têm queratina, que é uma proteína impermeabilizante fundamental para garantir a barreira cutânea, o que os torna mais propícios à secura.

A biomédica Maíra Duarte traz dicas importantes para prevenir fissuras, descamação e ressecamento intenso dessa área. 

Recomendações infalíveis!

1. Evite lamber os lábios, pois a saliva contribui para o ressecamento. Às vezes, temos a impressão de que isso hidrata a pele, mas é o contrário.

2. Beber bastante água é fundamental para hidratar os lábios, já que a desidratação compromete a produção do líquido que sustenta a pele.

3. Não arranque a pele solta do lábio. Não é recomendado tentar remover peles que surgem como resultado da descamação, já que elas atuam como uma forma de proteção. Seu descolamento prejudica o ciclo natural de troca de tecido.

4. Tenha cuidado com a exposição ao sol. Utilize protetores labiais com filtro solar. Vale aplicar até mesmo antes do batom ou gloss.

5. Use hidratante labial antes de aplicar batom, principalmente se o produto tiver efeito "matte" (fosco).

6. Lábios com ressecamento intenso e fissuras requerem a utilização de produtos com maior potencial de reparação e hidratação, compostos por ácido hialurônico, pantenol, ceramidas e vitamina E. Em casos de ressecamento leve, podemos usar a boa e velha manteiga de cacau.

7. Lábios envelhecidos ou murchos podem necessitar de uma hidratação injetável, mais profunda, como preenchimento labial com ácido hialurônico ou até mesmo hidragloss (tratamento de regeneração intensa realizado com ácido hialurônico, vitaminas e outros ativos), que está alta entre as celebridades.

Receita caseira de esfoliação

Stock Images / Stock Images

Ingredientes

— Uma colher de chá de açúcar mascavo.

— Uma colher de chá de mel.

— Uma colher de chá de azeite.

— Uma escova de dentes.

Modo de preparo e aplicação

— Junte todos os ingredientes em um pote e misture bem. Em seguida, aplique a mistura nos lábios e use uma escova de dentes para fazer movimentos muito suaves e circulares sobre os lábios.

— Após esfoliar, deixe a mistura agir de 15 a 30 minutos. Depois, remova-a com água corrente.

Brenda Coulomme / Stock.Xchng

DEIXA EU TE CONTAR

Para prevenir o ressecamento dos meus lábios, em qualquer estação, gosto de dormir com algum tipo de protetor labial e, logo que acordo, já reaplico o produto. Esse ritual é muito positivo, tanto que, raramente, tenho rachaduras na pele dos lábios.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias