Entretenimento



Falando de Sexo

Dicas para amenizar o desconforto das cólicas

Geralmente, as cólicas começam um pouco antes do período menstrual, atingem o pico 24 horas depois e melhoram muito após um ou dois dias.

26/07/2021 - 14h34min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Gurias, sinto muitas cólicas quando menstruo. Às vezes, por causa das dores, tenho até crises de vômito! O meu namorado fica “de cara”, acha que devo ter algum problema, pois, obviamente, não quero transar durante o meu período menstrual. Como posso amenizar esse desconforto?

Cólicas menstruais são sensações dolorosas, que ocorrem antes e durante o período menstrual. A gravidade varia de leve a insuportável. Esse desconforto pode vir acompanhado por náuseas, vômitos e diarreia. Mais de 50% das mulheres que menstruam sentem cólicas por um ou dois dias a cada mês, e 15% delas têm cólicas menstruais graves.

As dores são ocasionadas pelos movimentos de contração e relaxamento do músculo uterino, que resultam na liberação do sangue que está no útero. Geralmente, as cólicas começam um pouco antes do período menstrual, atingem o pico 24 horas depois e melhoram muito após  um ou dois dias. 

Leia outras colunas

Mudança de rotina

Algumas mulheres sentem dores tão fortes a ponto de interferirem na vida diária. Certas mudanças no estilo de vida podem ajudar a amenizar isso: para cólicas leves, faça exercícios físicos. Atividades aeróbicas – como caminhar, correr, andar de bicicleta e nadar – causam a liberação de substâncias químicas cerebrais chamadas endorfinas, que ajudam a reduzir a dor. 

Tomar um banho morno ou aplicar uma bolsa de água quente ou almofada térmica na parte inferior do abdômen pode aliviar a dor. Experimente fazer algumas massagens circulares leves ao redor da barriga. Também é importante conversar com o seu ginecologista a respeito disso.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias