Entretenimento



Falando de Sexo

Dispareunia: o que é, causas e como tratar

Esse distúrbio pode ocorrer em qualquer fase da vida sexual de uma mulher, com causas físicas ou emocionais

14/07/2021 - 15h31min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Estou com muito medo de ter um problema sério. Sinto ardência na vagina quando faço sexo. Isso já havia acontecido com o meu namorado anterior, e a gente acabou terminando, porque eu sempre sentia muita dor e acabava evitando transar. Eu vivia inventando desculpas... Porém, não quero mais ser assim, gurias. Como posso resolver esse problema?

Provavelmente, você está enfrentando uma disfunção sexual chamada dispareunia, que causa dor persistente na entrada da vagina ou durante a penetração. 

Outros sintomas dessa condição são sensação de queimação, calor ou irritação na vagina. Esse distúrbio pode ocorrer em qualquer fase da vida sexual de uma mulher. As causas possíveis podem ser tanto físicas quanto emocionais.

Os fatores emocionais envolvem o medo da penetração ou da relação sexual. Como resultado por não estar excitada, a mulher apresenta pouca lubrificação e pode experimentar a secura vaginal, o que também faz com que a transa seja dolorosa.

Já doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), o uso excessivo de duchas no banho, infecções vaginais e cicatrizes após o parto podem ser algumas das principais causas físicas da dispareunia. 

Leia outras colunas

Tratamento

O que pode ser feito? Inicialmente, vá ao médico e descarte o problema físico. Depois, tente usar um lubrificante vaginal e, quem sabe, procurar uma terapia sexual. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias