Entretenimento



Estrelas da Periferia

Fé em forma de rap: conheça Rapper Rubão

Músico investe em rimas que flertam com o gospel. Sua intenção é levar palavras de esperança às pessoas.

20/07/2021 - 10h43min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail
Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

Nascido no bairro Vila Jardim, na zona norte de Porto Alegre, Ruben Matias Maciel, aos oito anos, se mudou com a família para Sapucaia do Sul.

Lá, começou a se interessar pela música, pois observava o avó, Paulino, tocando saxofone. Com toda a família envolvida no meio musical, particularmente no samba, não demorou para que Ruben decidisse entrar para o universo da arte.

Porém, acabou se interessando por um gênero um pouco diferente do qual seus familiares eram adeptos: o rap.

- Tocar instrumentos nunca foi a minha praia. Então, passei a cantar e fui para o mundo do rap - explica o músico, que hoje usa o nome artístico de Rapper Rubão. 

Influenciado por nomes como Racionais MC's, MV Bill e RZO, ele chegou a reunir alguns amigos e formar o Evolução Rap, que teve diversas formações. Na época, em 2010, o grupo começou a tocar em lugares conhecidos da região, até que passou a fazer shows no projeto Escola Aberta, na Escola Estadual Guianuba, em Sapucaia do Sul.

- Tivemos a oportunidade de interagir com muitos jovens. Foi um período muito importante - lembra Rubão. 

Renascimento

Porém, com o passar dos anos, o rapper enfrentou problemas com drogas e álcool. Até que, em 2020, procurou tratamento em um centro de recuperação e decidiu migrar para um rap diferente, que flerta com o gospel.

- Dali, eu saí uma nova pessoa. Criei o projeto Rap Missão. Levo a palavra em forma de canção, arrecadando alimentos e fazendo eventos beneficentes nas comunidades. Eu aprendi que poderia usar o rap para ajudar outras pessoas e levar uma mensagem de paz - afirma. 

Conheça outras histórias da seção

No dia 20 de agosto, ele pretende lançar um disco que está finalizando: De Fé em Fé, com participações de nomes locais e 12 faixas autorais.

- É a concretização de um sonho. E pretendo seguir levando minha mensagem, por meio da música, para quem precisa de ajuda - finaliza.

Pitaco

Tuty, vocalista do grupo Pyração, fala sobre o som do rapper:

- A música pode ser uma salvação e pode ajudar outras pessoas, como é o caso do Rubão. Parabéns pelo trabalho! É muito legal investir neste tipo de letra, com boas mensagens. 

Aqui, o espaço é todo seu

- Para falar com o músico, ligue para 98449-4472.

- Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas e vídeos e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.






MAIS SOBRE

Últimas Notícias