Entretenimento



Piquetchê do DG

Momento especial para a cultura gaúcha

Na temporada 2021 do "Sarau do Solar", online, Ernesto e Paulinho Fagundes fazem  pré-lançamento do projeto Capricórnio. 

12/07/2021 - 11h21min

Atualizada em: 12/07/2021 - 14h54min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail
Felipe Braga / Divulgação
Ernesto e Paulinho: parceria em Capricórnio

Desde o começo da pandemia de covid-19, em março de 2020, o Sarau do Solar, um dos mais tradicionais eventos da cultura gaúcha, que dá espaço para os mais diversos artistas, teve que ser interrompido, assim como boa parte das atividades culturais. 

Leia outras colunas

Em junho, porém, o sarau, que ocorre tradicionalmente no Solar dos Câmara (Rua Duque de Caxias, 968), prédio histórico anexo ao prédio da Assembleia Legislativa, na Capital, iniciou sua temporada 2021, em versão online. Nesta quarta-feira, dia 14 de julho, às 19h, a iniciativa recebe, ainda que em um formato diferente, os irmãos Ernesto e Paulinho Fagundes. 

No espetáculo, que será realizado no palco do local, caso chova, ou no jardim, se o tempo permitir, Paulinho e Ernesto estarão juntos para apresentar o espetáculo de pré-lançamento do disco Capricórnio, projeto lançado pela dupla nas plataformas digitais, em março deste ano. 

- Estamos na torcida para que o tempo ajude e para que a gente possa cantar no pátio, no meio da natureza - anuncia Ernesto. 


Edital

Também por conta da pandemia, e para incentivar a classe artística, uma das mais prejudicadas pela situação causada pelo coronavírus, a Assembleia Legislativa se mobilizou, ou por meio de ações institucionais ou por meio de projetos de leis dos deputados. Uma das ações de 2021, definido pela Casa como Ano Cultural do Parlamento Gaúcho, foi o lançamento de um edital especial para o Sarau do Solar em 2021. 

- É um momento importante e um reconhecimento para o nosso trabalho, por termos sido selecionados, mas, também para todos os artistas - pontua Ernesto.

O show será transmitido pela TV Assembleia (confira os detalhes no site www.al.rs.gov.br/tvassembleia/) e pelas mídias sociais do Parlamento. 

Canções

Na apresentação, a dupla fará um passeio pelo álbum, que surgiu, além da parceria histórica dos manos, durante a pandemia, quando os Fagundes, cada um de sua casa, fizeram uma versão em português da canção Como La Cigarra, sucesso do cancioneiro argentino.

Entre as faixas, há uma canção batizada de Don Euclides, homenagem ao pai, Bagre Fagundes. Outro destaque é a faixa Pátio do Índio, homenagem a Santiago del Estero, cidade da argentina e considerada o berço do bombo leguero, instrumento que é a paixão de Ernesto. 

- Tudo surgiu da música Parceiros de Estrada, que compomos durante a pandemia. E o disco se chama Capricórnio, pois nós somos dois capricornianos. Paulinho nasceu no dia 16 de janeiro e, eu, no dia 18 de janeiro - explica Ernesto.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias