Entretenimento



Última chance

Prazo para pagar a taxa de inscrição do Enem 2021 termina nesta segunda-feira

Valor é de R$ 85. Provas serão aplicadas no mês de novembro

18/07/2021 - 14h58min

Atualizada em: 18/07/2021 - 15h06min


GZH
GZH
Marcello Casal Jr. / Agencia Brasil
Candidatos podem emitir novo boleto na Página do Participante, no sistema do Inep

Estudantes inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 que não obtiveram isenção da taxa de participação devem pagar o valor de R$ 85 até esta segunda-feira (19). Aqueles que não realizarem o pagamento não vão ter sua inscrição homologada — a lista dos candidatos que receberam a isenção está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

O pagamento é feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). É preciso entrar na Página do Participante, disponível em enem.inep.gov.br/participante, para gerar o boleto. Os candidatos inscritos têm acesso ao portal por meio de seu CPF e senha (registrada à época da inscrição).

Dentro da Página do Participante, é possível emitir o boleto a partir do menu no canto esquerdo, em que há a opção "Pagamento/isenção". Uma vez que o procedimento seja selecionado, uma caixa de diálogo aparecerá com o botão "Baixe seu boleto".

O documento deve ser pago até esta segunda-feira (19).

Enem 2021

Até aqui, a edição de 2021 do Enem somou 4.004.764 candidatos – e o número de participantes pode ser ainda menor, uma vez que a confirmação da candidatura depende do pagamento da taxa até esta segunda-feira. A grande maioria (97,5%) se inscreveu na versão impressa da prova.

Mesmo que todos paguem a taxa, a participação no exame será quase 30% menor do que em 2020. Este é o menor número de inscritos no Enem desde 2007, quando 3,6 milhões de pessoas se candidataram ao exame.

As provas serão aplicadas em 21 e 28 de novembro, tanto a versão digital quanto a impressa. As duas versões também terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de questões e a redação.

Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias