Relembre os maiores golpistas da telinha - Entretenimento

Versão mobile

 
 

Campeões da malandragem24/07/2021 | 10h00Atualizada em 24/07/2021 | 10h00

Relembre os maiores golpistas da telinha

Mentir, trair, falsificar...para esses pilantras da ficção, vale tudo para se dar bem

Relembre os maiores golpistas da telinha Irineu Barreto / GDI/GDI
Muita esperteza e falsidade envolvidos Foto: Irineu Barreto / GDI / GDI

Enquanto mocinhos e mocinhas das novelas se encontram e vivem uma linda história de amor logo nos primeiros capítulos, os objetivos de outros personagens é se dar bem a qualquer custo. Aí, vale tudo para embolsar uma fortuna, ter uma vida de milionário, assumir o comando de uma grande empresa ou aplicar o velho golpe do baú em um protagonista desavisado. 

As  artimanhas são inúmeras, entre mentiras, falsificações, troca de exames de DNA. Enfim, quem aprecia os bons folhetins já sabe o que está por vir. Mas os bonzinhos da ficção nem desconfiam quando estão prestes a cair em algum golpe. E está aí a graça da trama: o novelo de intrigas e falsidades que vai se desenrolando, até que os mocinhos se veem completamente enredados. 

A reestreia de Pega Pega (2017), no ar em edição especial às 19h, na Globo, despertou a vontade de relembrar alguns pilantras que armaram arapucas quase infalíveis na ficção. Confira!

Arapuca d’amore

Gravação Siena / Itália - Cascina Dei Mattoli - Fred ( Reynaldo Gianecchini ) e Clara ( Mariana Ximenes ) .Passione - Fred (Reynaldo Gianecchini) e Clara (Mariana Ximenes)Créditos obrigatórios: TV Globo / Márcio de Souza<!-- NICAID(4622599) -->
Essas carinhas de anjo até enganamFoto: Márcio de Souza / TV Globo/Divulgação

Na trama de Passione (2010), a carinha de anjo de Clara (Mariana Ximenes) enganou direitinho o ingênuo Totó (Tony Ramos). 

Aliada ao não menos pilantra Fred (Reynaldo Gianecchini), a moça seduziu e se casou com o italiano, já de olho na fortuna que ele herdaria da mãe, Bete Gouveia (Fernanda Montenegro). O plano maligno era matar mãe e filho, pois só assim o casal de vilões colocaria as mãos na empresa e na fortuna da família. 

O que a dupla não esperava é que, como toda “buona famiglia” italiana, a união de quem se importava com Totó  foi mais poderosa do que os planos maquiavélicos de Fred e Clara.


Uma confusão lucrativa

Lázaro Ramos - ator (Cobras e Lagartos) #PÁGINA:12 Fotógrafo: Renato Rocha Miranda<!-- NICAID(1394357) -->
Foguinho se deu bem por pouco tempoFoto: Ver Descrição / TV Globo/Divulgação

Em Cobras & Lagartos (2006), o milionário Omar Pasquim (Francisco Cuoco) sabia que parte de sua família estava só esperando por sua morte para colocar as mãos em uma bolada.

Mas, sabendo dos riscos que o patrimônio corria, o ricaço fez um testamento beneficiando apenas a sobrinha Bel (Mariana Ximenes) e o honesto motoboy Duda (Daniel de Oliveira). 

Porém, graças a uma confusão de identidades, a fortuna foi parar nas mãos do malandro Foguinho (Lázaro Ramos), que por coincidência tinha o mesmo nome do verdadeiro herdeiro: Daniel Miranda.

Convencido pela ambiciosa Ellen (Taís Araujo), Foguinho aceitou a farsa e acabou virando dono de um grande império. Pena que mentira tem perna curta...


Vida roubada

Atores Márcio Garcia e Cláudia Abreu de Celebridade#PÁGINA:20 Fonte: Divulgação Fotógrafo: João Miguel Jr<!-- NICAID(1370845) -->
Vilões massacraram os mocinhos em "Celebridade"Foto: Ver Descrição / Ver Descrição

Ambiciosa e vingativa, Laura Prudente da Costa (Claudia Abreu) não se contentaria apenas em destruir Maria Clara (Malu Mader). 

A "cachorra" queria mesmo era tomar o lugar da inimiga: assumir os negócios, os bons contatos, enfim, tornar-se a  produtora de eventos mais badalada do Rio de Janeiro. Tanto fez, que conseguiu. Ao lado do cúmplice, Marcos (Marcio Garcia), a vilã reinou absoluta por alguns capítulos de Celebridade (2003).


Mentira de linha curta

Cap. 35 – Cena 22 – Victor Valentim ( Murilo Benício ) tira as medidas de Help ( Betty Gofman ) que fica toda caidinha por ele. Valentim tasca um beijão em Help. Ti-ti-ti - Help se rende aos encantos de Victor ValentimVictor Valentim (Murilo Benício)Créditos obrigatórios: TV Globo / Alex Carvalho<!-- NICAID(6256785) -->
Que coisa feia, hein, Ariclenes?Foto: Alex Carvalho / TV Globo/Divulgação

Em Ti Ti Ti (2010), atual reprise do Vale a Pena Ver de Novo, Ariclenes (Murilo Benício) não sabia pegar em uma agulha. Mas para derrubar o rival Jacques Leclair (Alexandre Borges), o espertalhão não deu ponto sem nó. E assim surgiu Victor Valentim, um costureiro que não sabia costurar, desenhar ou pregar um botão. 

As criações que fizeram sucesso no mundo da moda eram obra da doce Cecília (Regina Braga), que ao final da história, se revelou mãe de André Spina/Jacques. Esse mundo é pequeno, não é mesmo?


Vidente de araque

Professor Astro (Rodrigo Lombardi) levitando surante seu show de ilusionismo na novela O Astro da Rede Globo.<!-- NICAID(7266814) -->
Herculano era cheio de truquesFoto: João Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação

Golpista profissional, Herculano Quintanilha (Rodrigo Lombardi) e o amigo Neco (Humberto Martins) roubaram uma pequena  fortuna da igreja, mas apenas Neco consegue fugir. 

Ao ser preso, Herculano conheceu o misterioso Ferragus (Francisco Cuoco) e aprendeu vários truques de ilusionismo. Foi fazendo mágicas e embolsando dinheiro de ricaços que o protagonista de O Astro (2011) passou a ganhar a vida após sair da cadeia. Dando golpes cada vez mais ambiciosos, o mágico deparou com inimigos que prejudicaram seus planos.


Parente ou serpente?

êta mundo bom, Ernesto ( Eriberto Leão ) e Sandra ( Flávia Alessandra ) <!-- NICAID(14534158) -->
Ambição da dupla era maior do que a espertezaFoto: João Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação

Ter uma tia milionária é o sonho de qualquer pilantra da telinha. No entanto, para Sandra (Flávia Alessandra), de Êta Mundo Bom (2016), não bastava fingir ser boazinha com a titia Anastácia (Eliane Giardini). Para colocar as mãos na herança da família, a loira má  precisava descobrir o paradeiro e tirar do caminho o primo perdido, esse, sim, herdeiro legítimo.

Quando Candinho (Sergio Guizé) apareceu, Sandra percebeu que a esperteza do matuto era maior do que ela imaginava. 

Apesar da boa fé do rapaz, Sandra e seu amante, Ernesto (Eriberto Leão), se apossaram do dinheiro e até da casa de Anastácia. Mas, como "tudo o que acontece de ruim é pra melhorar", a turma do bem, encabeçada por Candinho e Pancrácio (Marco Nanini), conseguiu dar fim à  alegria dos bandidos.  


Malandros de carteirinha

verão 90, Vanessa ( Camila Queiroz ) e Jerônimo ( Jesuíta Barbosa )<!-- NICAID(14841568) -->
Aprontaram e ainda se deram bemFoto: João Cotta / TV Globo/Divulgação

Para Jerônimo Guerreiro (Jesuíta Barbosa), estudar e trabalhar duro não eram opções. O malandro de Verão 90 (2019) queria um atalho para se dar bem na vida, e para isso era capaz de colocar o próprio irmão na cadeia.

Mas incriminar João (Rafael Vitti) foi só o começo das armações do vilão, que inventou uma vida de farsas, mentiras e armações, que, durante um tempo, o fizeram ser rico e famoso. Mas o tombo do malandro foi tão grande como sua ascensão. 

O curioso é que o final de Jerônimo não foi atrás das grades ou algo pior. Pelo contrário: a esperteza de Vanessa (Camila Queiroz) salvou o pilantra e garantiu um desfecho glorioso para o casal.


Vítima da própria armadilha

haja coração, Fedora ( Tatá Werneck ) e Leozinho (Gabriel Godoy)<!-- NICAID(14255403) -->
No fim, o amor venceuFoto: Artur Meninea / TV Globo/Divulgação

Na novela Haja Coração (2016), o objetivo de Leozinho (Gabriel Godoy) era se casar com Fedora Abdala (Tatá Weneck), criar uma armadilha para matá-la e posar como viúvo inconsolável – e rico. 

O que ele não esperava era que o amor fosse prejudicar seus planos. Aos poucos, se apaixonou por seu alvo, mudando o rumo da história. 


Um morto muito vivo

segundo sol,  Karola (Deborah Secco); Remy (Vladimir Brichta); Laureta (Adriana Esteves). <!-- NICAID(14841567) -->
Trio parada dura infernizou todo mundoFoto: Estevam Avellar / TV Globo/Divulgação

Segundo Sol (2018) mostrou, logo no primeiro capítulo, que a carreira de Beto Falcão (Emilio Dantas) ia de mal a pior. Para voltar às paradas de sucesso, o cantor teria que... Morrer!

Esse era o plano quase perfeito de Remy (Vladimir Brichta), Karola (Deborah Secco) e Laureta (Adriana Esteves). O trio de pilantras se deu bem e embolsou um bom dinheiro com a farsa durante anos, mas havia uma “marisqueira” no meio do caminho. 

O amor de Luzia (Giovanna Antonelli) e Beto foi incansável e desmascarou essa quadrilha. 


Inesquecível pilantra

Maria de Fátima (Gloria Pires) e Afonso (Cassio Gabus  Mendes) em Vale Tudo<!-- NICAID(14380708) -->
Fátima deu o bote no milionário AfonsoFoto: TV Globo / Divulgação

Quando se fala em golpistas da ficção, muitos devem ter em mente ela, a inimitável Maria de Fátima (Gloria Pires), de Vale Tudo (1988). Não é para menos, já que a vilã foi capaz de passar a perna na própria mãe.

Foi a vergonha do passado humilde que motivou a moça a se embrenhar na alta sociedade e dar o golpe do baú no ingênuo Afonso (Cassio Gabus Mendes). Porém,  durante toda a história, Raquel (Regina Duarte) tentou atrapalhar os planos da filha, que não se cansava de humilhar a mulher que a colocou no mundo.

 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros