Entretenimento



Campeões da malandragem

Relembre os maiores golpistas da telinha

Mentir, trair, falsificar...para esses pilantras da ficção, vale tudo para se dar bem

24/07/2021 - 10h00min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
Irineu Barreto / GDI
Muita esperteza e falsidade envolvidos

Enquanto mocinhos e mocinhas das novelas se encontram e vivem uma linda história de amor logo nos primeiros capítulos, os objetivos de outros personagens é se dar bem a qualquer custo. Aí, vale tudo para embolsar uma fortuna, ter uma vida de milionário, assumir o comando de uma grande empresa ou aplicar o velho golpe do baú em um protagonista desavisado. 

As  artimanhas são inúmeras, entre mentiras, falsificações, troca de exames de DNA. Enfim, quem aprecia os bons folhetins já sabe o que está por vir. Mas os bonzinhos da ficção nem desconfiam quando estão prestes a cair em algum golpe. E está aí a graça da trama: o novelo de intrigas e falsidades que vai se desenrolando, até que os mocinhos se veem completamente enredados. 

A reestreia de Pega Pega (2017), no ar em edição especial às 19h, na Globo, despertou a vontade de relembrar alguns pilantras que armaram arapucas quase infalíveis na ficção. Confira!

Arapuca d’amore

Márcio de Souza / TV Globo/Divulgação
Essas carinhas de anjo até enganam

Na trama de Passione (2010), a carinha de anjo de Clara (Mariana Ximenes) enganou direitinho o ingênuo Totó (Tony Ramos). 

Aliada ao não menos pilantra Fred (Reynaldo Gianecchini), a moça seduziu e se casou com o italiano, já de olho na fortuna que ele herdaria da mãe, Bete Gouveia (Fernanda Montenegro). O plano maligno era matar mãe e filho, pois só assim o casal de vilões colocaria as mãos na empresa e na fortuna da família. 

O que a dupla não esperava é que, como toda “buona famiglia” italiana, a união de quem se importava com Totó  foi mais poderosa do que os planos maquiavélicos de Fred e Clara.


Uma confusão lucrativa

Ver Descrição / TV Globo/Divulgação
Foguinho se deu bem por pouco tempo

Em Cobras & Lagartos (2006), o milionário Omar Pasquim (Francisco Cuoco) sabia que parte de sua família estava só esperando por sua morte para colocar as mãos em uma bolada.

Mas, sabendo dos riscos que o patrimônio corria, o ricaço fez um testamento beneficiando apenas a sobrinha Bel (Mariana Ximenes) e o honesto motoboy Duda (Daniel de Oliveira). 

Porém, graças a uma confusão de identidades, a fortuna foi parar nas mãos do malandro Foguinho (Lázaro Ramos), que por coincidência tinha o mesmo nome do verdadeiro herdeiro: Daniel Miranda.

Convencido pela ambiciosa Ellen (Taís Araujo), Foguinho aceitou a farsa e acabou virando dono de um grande império. Pena que mentira tem perna curta...


Vida roubada

Ver Descrição / Ver Descrição
Vilões massacraram os mocinhos em "Celebridade"

Ambiciosa e vingativa, Laura Prudente da Costa (Claudia Abreu) não se contentaria apenas em destruir Maria Clara (Malu Mader). 

A "cachorra" queria mesmo era tomar o lugar da inimiga: assumir os negócios, os bons contatos, enfim, tornar-se a  produtora de eventos mais badalada do Rio de Janeiro. Tanto fez, que conseguiu. Ao lado do cúmplice, Marcos (Marcio Garcia), a vilã reinou absoluta por alguns capítulos de Celebridade (2003).


Mentira de linha curta

Alex Carvalho / TV Globo/Divulgação
Que coisa feia, hein, Ariclenes?

Em Ti Ti Ti (2010), atual reprise do Vale a Pena Ver de Novo, Ariclenes (Murilo Benício) não sabia pegar em uma agulha. Mas para derrubar o rival Jacques Leclair (Alexandre Borges), o espertalhão não deu ponto sem nó. E assim surgiu Victor Valentim, um costureiro que não sabia costurar, desenhar ou pregar um botão. 

As criações que fizeram sucesso no mundo da moda eram obra da doce Cecília (Regina Braga), que ao final da história, se revelou mãe de André Spina/Jacques. Esse mundo é pequeno, não é mesmo?


Vidente de araque

João Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação
Herculano era cheio de truques

Golpista profissional, Herculano Quintanilha (Rodrigo Lombardi) e o amigo Neco (Humberto Martins) roubaram uma pequena  fortuna da igreja, mas apenas Neco consegue fugir. 

Ao ser preso, Herculano conheceu o misterioso Ferragus (Francisco Cuoco) e aprendeu vários truques de ilusionismo. Foi fazendo mágicas e embolsando dinheiro de ricaços que o protagonista de O Astro (2011) passou a ganhar a vida após sair da cadeia. Dando golpes cada vez mais ambiciosos, o mágico deparou com inimigos que prejudicaram seus planos.


Parente ou serpente?

João Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação
Ambição da dupla era maior do que a esperteza

Ter uma tia milionária é o sonho de qualquer pilantra da telinha. No entanto, para Sandra (Flávia Alessandra), de Êta Mundo Bom (2016), não bastava fingir ser boazinha com a titia Anastácia (Eliane Giardini). Para colocar as mãos na herança da família, a loira má  precisava descobrir o paradeiro e tirar do caminho o primo perdido, esse, sim, herdeiro legítimo.

Quando Candinho (Sergio Guizé) apareceu, Sandra percebeu que a esperteza do matuto era maior do que ela imaginava. 

Apesar da boa fé do rapaz, Sandra e seu amante, Ernesto (Eriberto Leão), se apossaram do dinheiro e até da casa de Anastácia. Mas, como "tudo o que acontece de ruim é pra melhorar", a turma do bem, encabeçada por Candinho e Pancrácio (Marco Nanini), conseguiu dar fim à  alegria dos bandidos.  


Malandros de carteirinha

João Cotta / TV Globo/Divulgação
Aprontaram e ainda se deram bem

Para Jerônimo Guerreiro (Jesuíta Barbosa), estudar e trabalhar duro não eram opções. O malandro de Verão 90 (2019) queria um atalho para se dar bem na vida, e para isso era capaz de colocar o próprio irmão na cadeia.

Mas incriminar João (Rafael Vitti) foi só o começo das armações do vilão, que inventou uma vida de farsas, mentiras e armações, que, durante um tempo, o fizeram ser rico e famoso. Mas o tombo do malandro foi tão grande como sua ascensão. 

O curioso é que o final de Jerônimo não foi atrás das grades ou algo pior. Pelo contrário: a esperteza de Vanessa (Camila Queiroz) salvou o pilantra e garantiu um desfecho glorioso para o casal.


Vítima da própria armadilha

Artur Meninea / TV Globo/Divulgação
No fim, o amor venceu

Na novela Haja Coração (2016), o objetivo de Leozinho (Gabriel Godoy) era se casar com Fedora Abdala (Tatá Weneck), criar uma armadilha para matá-la e posar como viúvo inconsolável – e rico. 

O que ele não esperava era que o amor fosse prejudicar seus planos. Aos poucos, se apaixonou por seu alvo, mudando o rumo da história. 


Um morto muito vivo

Estevam Avellar / TV Globo/Divulgação
Trio parada dura infernizou todo mundo

Segundo Sol (2018) mostrou, logo no primeiro capítulo, que a carreira de Beto Falcão (Emilio Dantas) ia de mal a pior. Para voltar às paradas de sucesso, o cantor teria que... Morrer!

Esse era o plano quase perfeito de Remy (Vladimir Brichta), Karola (Deborah Secco) e Laureta (Adriana Esteves). O trio de pilantras se deu bem e embolsou um bom dinheiro com a farsa durante anos, mas havia uma “marisqueira” no meio do caminho. 

O amor de Luzia (Giovanna Antonelli) e Beto foi incansável e desmascarou essa quadrilha. 


Inesquecível pilantra

TV Globo / Divulgação
Fátima deu o bote no milionário Afonso

Quando se fala em golpistas da ficção, muitos devem ter em mente ela, a inimitável Maria de Fátima (Gloria Pires), de Vale Tudo (1988). Não é para menos, já que a vilã foi capaz de passar a perna na própria mãe.

Foi a vergonha do passado humilde que motivou a moça a se embrenhar na alta sociedade e dar o golpe do baú no ingênuo Afonso (Cassio Gabus Mendes). Porém,  durante toda a história, Raquel (Regina Duarte) tentou atrapalhar os planos da filha, que não se cansava de humilhar a mulher que a colocou no mundo.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias