Entretenimento



Falando de Sexo

Saiba como vencer o câncer de próstata

É fundamental manter o pensamento positivo e seguir o tratamento indicado pelo médico

22/07/2021 - 15h01min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

O meu marido está com 56 anos e descobriu um câncer de próstata. Ficamos arrasados, porque isso é sempre assustador. Mas o médico disse que esse tipo de tumor é comum e que vai dar tudo certo. Gostaria que vocês dessem mais detalhes sobre essa doença e explicassem como podemos superar essa situação.

Amiga, este momento é difícil, mas vocês precisam manter o pensamento positivo, e o seu marido deve seguir o tratamento indicado pelo médico. 

A próstata faz parte do sistema reprodutor masculino e é importante para a função urinária e erétil. Essa glândula fica logo abaixo da bexiga e na frente do reto. Conforme os homens envelhecem, ela tende a crescer significativamente. 

O câncer de próstata afeta frequentemente homens entre 55 e 69 anos. O tratamento envolve a terapia hormonal, projetada para interferir nos hormônios que podem estimular o crescimento do tumor de próstata. 

Leia outras colunas

Efeitos

Um dos efeitos colaterais do tratamento pode ser o declínio no desempenho sexual, na libido e na função erétil. Neste momento, há uma sensação de revolta: é normal as pessoas pensarem que a doença acabou com a intimidade do casal, especificamente, a sexual. Há uma verdadeira luta para recuperar o sentido de ser íntimo sem fazer sexo. É importante que o casal encontre outras formas de expressar intimidade se não é possível transar. 

O contato físico – beijos, abraços e carícias – pode ajudar você e seu parceiro a se sentirem próximos. Buscar uma terapia sexual pode ajudá-los a encontrar maneiras de resolver os problemas de relacionamento que vocês possam estar enfrentando.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias