Entretenimento



Falando de Sexo

Terapia sexual: o que é, como funciona e quando procurar

A missão é descomplicar os mitos, os tabus, os preconceitos e as crenças que costumam levar às disfunções sexuais

12/07/2021 - 15h06min

Atualizada em: 12/07/2021 - 17h31min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Vocês sempre falam sobre terapia por aqui, que isso pode ajudar a resolver problemas sexuais. Como funciona?

Terapia sexual é uma psicoterapia como qualquer outra. O processo é conduzido por um profissional – graduado em Psicologia ou Medicina (com especialização na área de sexologia) – que trabalha com exercícios de autoconhecimento corporal. A missão é descomplicar os mitos, os tabus, os preconceitos e as crenças que costumam levar às disfunções sexuais. Não existe qualquer tipo de contato físico nas sessões.

Disfunções sexuais são as dificuldades sentidas por uma pessoa ou pelo casal durante qualquer estágio da vida íntima, que podem influenciar negativamente no que chamamos de "resposta sexual" de um indivíduo, ou seja, desejo, excitação, orgasmo e relaxamento

Leia outras colunas

Campo de atuação

As disfunções sexuais femininas mais comuns são baixa libido ou desejo sexual hipoativo (falta ou diminuição do tesão), anorgasmia (dificuldade, retardo ou incapacidade de ter orgasmos), dor gênito-pélvica, vaginismo, dispareunia e vulvodínia (desconfortos genitais que ocorrem repetidamente durante a penetração).

Já os principais problemas sexuais masculinos são disfunção erétil (dificuldade em obter ou manter uma ereção), ejaculação precoce e retardada (problemas no controle da ejaculação), baixa libido ou desejo sexual hipoativo (falta ou diminuição de apetite sexual ou impulso na relação íntima).

A terapia sexual é indicada para qualquer um, homem ou mulher, que tenha algum problema sexual. Não pense que você é a única pessoa a enfrentar questões desse tipo. Procure ajuda, pois sempre há uma solução.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias