Entretenimento



Piquetchê do DG

Alma Gaudéria lança clipe que homenageia Anita Garibaldi

Música lembra o bicentenário da heroína da Revolução Farroupilha

09/08/2021 - 15h43min

Atualizada em: 10/08/2021 - 17h35min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail
Maris Strege / Divulgação
Clipe teve caracterização feita à risca

Em homenagem ao bicentenário da heroína da Revolução Farroupilha, Anita Garibaldi (1821 - 1849), que é tema dos Festejos Farroupilhas deste ano, o grupo Alma Gaudéria resolveu "voltar" no tempo e lançar uma música que não só homenageia Anita, mas pretende enaltecer todas as mulheres. O clipe da canção Somos Anita, cuja composição é de Fernando Espíndola (voz e violão do grupo) e Alexandre Brunetto, foi lançado na sexta-feira passada e tem participação especial da declamadora e patrona dos Festejos Farroupilhas, Liliana Cardoso. A ideia da música, de acordo com Fernando,  é traçar um paralelo entre a heroína 

Anita Garibaldi e as mulheres atuais, contando a história, mas trazendo-a para estas "Anitas" de hoje.

- O Alma sempre foi um grupo fandangueiro que busca reverenciar as causas culturais do nosso Estado, enaltecendo a história do nosso povo. E, no ano do bicentenário de Anita, no qual ela é homenageada, essa canção fica ainda mais fundamental. Nossos clipes sempre tentaram trazer temas diferentes, honrando nossas raízes - explica Fernando.

Força

Conforme Fernando, a música, que já foi lançada nas rádios e nas plataformas digitais, tem como referências, além de Anita, mulheres fortes como a folclorista e historiadora Elma Sant’Ana, a cantora Marlene Pastro, um dos ícones femininos da cultura gaúcha e, claro, Liliana Cardoso, primeira mulher negra a ser patrona na história dos Festejos Farroupilhas. Os detalhes foram pensados para deixar o clipe com ares de época. O baterista do Alma, por exemplo, Beto Rodrigues, homenageou os Lanceiros Negros.

- Na primeira cena, a Liliana dá um show de interpretação, com os olhos marejados. A emoção tomou conta da gravação -  lembra Fernando. 

Segundo Fernando, a parte mais histórica do clipe foi gravada na semana passada, no CTG Gomes Jardim, em Guaíba. No clipe, quem encarna Anita é Pâmela Santos, do CTG Tiarayú. Enquanto isso, quem vive Giuseppe Garibaldi é Duda Freitas, do mesmo CTG: 

- A ideia, além de homenagear Anita, é lembrar de todas as mulheres que representam o espírito guerreiro dela, que enfrentam, diariamente, suas batalhas e escrevem sua própria história. Somos Anita é uma reverência a todas as mulheres que assim como Anita Garibaldi deixaram e deixarão suas marcas escritas pela luta e pelo destemor. Todas estas mulheres representam outras milhares de mulheres que são as Anitas da atualidade.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias