Entretenimento



Irreconhecíveis

Confira atores e atrizes que se transformaram por conta dos personagens

Maquiagem, figurino e efeitos visuais fizeram milagres em algumas tramas

21/08/2021 - 10h00min

Atualizada em: 21/08/2021 - 10h00min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
TV Globo / Divulgação
A bela Vivi fica assustadora como Germana

A magia da ficção permite tudo. Graças a maquiadores, figurinistas, técnicos em efeitos visuais e outros profissionais gabaritados, atores e atrizes podem virar pessoas completamente diferentes. É o caso de Vivianne Pasmanter e Guilherme Piva, que voltam a interpretar Germana e Licurgo, casal de pilantras que surgiu em Novo Mundo (2017) e, agora, volta a dar o ar da (des)graça em Nos Tempos do Imperador. São três horas de maquiagem para que a bela Vivianne se transforme em uma mulher asquerosa, com direito a dentes podres, muita sujeira e vestindo roupas que mais parecem trapos. 

O sacrifício vale a pena e se traduz em sucesso com público e crítica, que aplaudem o esforço dos profissionais capazes de  "mágicas" que só a TV permite. Relembre outros artistas que passaram por mudanças radicais em nome de seus personagens.

Envelhecimento precoce

TV Globo / Divulgação
Visual surpreendente no final da minissérie

Na minissérie Chiquinha Gonzaga (1999), Gabriela Duarte e Regina Duarte se revezaram no papel da protagonista. Nos minutos finais da produção, a compositora (1847 – 1935)aparece já no fim da vida, com mais de 80 anos. 

A equipe de caracterização deixou Regina, à época com pouco mais de 50 anos, com o rosto de uma senhora em idade bem avançada. Os cabelos totalmente brancos completaram o visual da personagem.

Mistérios da meia-noite

TV Globo / Divulgação
Que medo!

Na cidade de Bole-Bole, tudo era possível. De homem com asas a mulher que pegava fogo – literalmente – quando sentia desejo, acontecimentos surreais foram mostrados em Saramandaia (2013). 

Uma das cenas mais impressionantes foi a transformação de Aristóbulo (Gabriel Braga Nunes), que nas noites de lua cheia virava um lobisomem. A primeira versão da novela, em 1976, já trazia este e outros seres fantásticos. Mas, com a tecnologia do século 21, as sequências ficaram bem mais aterrorizantes.

Cenas explosivas 

TV Globo / Divulgação
A metamorfose de Vera foi impressionante

Vera Holtz impressionou o público ao aparecer caracterizada como Redonda em Saramandaia.

A divertida esposa de Encolheu (Matheus Nachtergaele) duvidou da profecia de João Gibão (Sergio Guizé) e continuou comendo descontroladamente. Resultado: explodiu. Mas o viúvo não ficou sozinho por muito tempo, já que tempos depois, Bitela, irmã gêmea da falecida, apareceu na cidade.

Espelho, espelho meu

TV Globo / Divulgação
Piva já é especialista em transformações

Guilherme Piva está irreconhecível como Licurgo, em Nos Tempos do Imperador, mas não é a primeira vez que o ator se transforma por conta de um personagem. 

Na novela O Beijo do Vampiro (2002), ele interpretou o Monstro do Espelho, criatura bizarra que servia de conselheiro à poderosa Mina (Claudia Raia). No início da trama, o personagem só mostrava a cabeça através da moldura, mas em um toque de mágica, resolveu passear pela fictícia cidade de Maramores, assumindo a identidade de Rodolfo Roberto.

Destruída pelo vício

TV Globo / Divulgação
Assustadoramente real

Não foi à toa que Grazi Massafera recebeu a indicação à melhor atriz no Emmy, maior premiação da televisão mundial. Interpretar Larissa em Verdades Secretas (2015) exigiu muito mais do que uma transformação física – esta também impressionante – mas um processo visceral e profundo, ao mostrar o poder destruidor das drogas na vida de uma pessoa. 

A cena em que a modelo se olha no espelho – depois de muito tempo, e percebe o impacto do crack em seus traços – é uma das mais chocantes da teledramaturgia. Em tempo: a reprise de Verdades Secretas estreia nesta terça-feira na Globo.

Jovem velhinha

TV Globo / Divulgação
Ju virou uma centenária muito fofa

Após um naufrágio, Marocas (Juliana Paiva) e sua família ficaram congelados por mais de cem anos. Como na ficção tudo é permitido, a protagonista de O Tempo Não Para (2019) manteve-se jovem e saudável no interior de um iceberg, "dormiu" em 1886 e "acordou" em 2019, bela e confusa. 

Na reta final da trama, Marocas é isolada pelos cientistas por ser portadora de um vírus mortal. Ao tomar uma vacina, ela passa por um envelhecimento rápido, como se tivesse vivido os 133 anos que passou congelada. Nas cenas, a maquiagem que transformou Juliana Paiva em uma senhorinha centenária deixou o público de queixo caído.

Metamorfose medieval

TV Globo / Divulgação
Maquiagem e enchimento sob as roupas transformaram Monique

Na novela Deus Salve o Rei (2018), Monique Alfradique era Glória, uma jovem com autoestima baixíssima, humilhada pela mãe e que sofria por estar acima do peso. Politicamente incorreta, mas a história valeu pela caracterização da atriz, quase irreconhecível por conta da maquiagem e dos enchimentos sob o figurino. 

A moça passou poucos capítulos com esse visual, já que emagreceu após comer o fruto de uma árvore mágica.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias