Entretenimento



Falando de Sexo

Dormir mal pode afetar a libido

É durante o sono que o organismo se recupera do dia que passou e prepara tanto seu corpo quanto seu cérebro para enfrentar novos desafios

10/08/2021 - 15h18min

Atualizada em: 10/08/2021 - 16h45min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Estou com 46 anos e tenho dormido muito mal: no meio da noite, acordo e fico pensando em bobagens. O meu marido anda dizendo que eu estou sempre cansada. Além disso, não sinto vontade de transar. Problemas relacionados ao sono podem atrapalhar a vida sexual?

Sono e sexo são dois fatores cruciais para a qualidade de vida do ser humano. É durante o sono que o organismo se recupera do dia que passou e prepara tanto seu corpo quanto seu cérebro para enfrentar novos desafios, sejam eles profissionais, físicos ou sexuais. Sim, isso mesmo: a vida sexual é intimamente ligada ao sono.

Uma pesquisa recente mostra que a falta de repouso traz repercussões a médio e longo prazo: ganho de peso, aumento da pressão e, como sinalizam estudos, o aparecimento do diabetes tipo 2, disfunção imunológica e depressão. Mulheres que se aproximam da menopausa (fim da fase reprodutiva da vida) e que não dormem bem têm ainda mais probabilidade de ganhar excesso de peso.

Leia outras colunas

Avaliação

Estudos anteriores apontam que mais de 26% das mulheres de meia-idade têm problemas de sono significativos, com mais da metade experimentando, pelo menos, alguma privação  de sono durante a transição para a menopausa.

Logicamente, faz sentido que a má qualidade do sono afete a libido. Quando alguém está cansado, não sente muito tesão. Portanto amiga, seria importante consultar um médico para avaliar como está a sua saúde física.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias