Entretenimento



Falando de Sexo

Entenda o que é libido

É normal que o desejo sexual oscile: diminui e aumenta naturalmente, conforme o que está acontecendo com o corpo e a mente

11/08/2021 - 14h34min

Atualizada em: 11/08/2021 - 17h33min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Libido e desejo sexual são a mesma coisa? Há um padrão de "normalidade" para isso?

Também conhecido como libido, o desejo sexual é um termo que significa entusiasmo ou interesse por quaisquer atividades que envolvam sexo. No âmbito da Psicologia, a análise da libido é fundamental para entender o comportamento de homens e mulheres, porque é vista como a energia que direciona os instintos.

O que controla o impulso sexual é, na verdade, um entrelaçamento muito complexo de influências biológicas, psicológicas e socioculturais. Tudo isso se junta para criar o desejo sexual. 

Leia outras colunas

Oscilações

A presença ou a falta de libido podem indicar o estado de seu funcionamento mental e físico. É normal que o desejo sexual oscile: diminui e aumenta naturalmente, pois o que está acontecendo hoje com o seu corpo ou com a sua mente pode não rolar amanhã. 

Existem condições diagnosticadas de libido hipoativa (baixa) e hiperativa (alta). Mas, em geral, esses quadros só se transformam em problemas se interferirem nos seus relacionamentos. 

Se um casal concorda em transar uma ou duas vezes por mês ou uma ou duas vezes por semana, e isso funciona para os parceiros, tudo bem. Mesmo que haja oposições ou interesses diferentes, não é necessariamente algo patológico. Nada que um bate-papo franco não resolva.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias