Entretenimento



Falando de Sexo

O impacto do hipotireoidismo na libido

É extremamente comum que mulheres com tireoide em baixa atividade tenham algum tipo de disfunção sexual

18/08/2021 - 15h44min

Atualizada em: 19/08/2021 - 14h28min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Descobri que estou com hipotireoidismo. Sinto muito sono, engordei e minha libido está baixa. Não estou me sentindo bem com isso, e o meu parceiro também está chateado comigo. O que faço?

Os sintomas de hipotireoidismo – como ganho de peso, períodos menstruais irregulares, queda de cabelo e baixa libido – podem ser embaraçosos e desconfortáveis.  

É extremamente comum que mulheres com tireoide em baixa atividade tenham algum tipo de disfunção sexual. Um estudo, publicado em janeiro de 2019, apontou que o número pode chegar a 50% das pacientes. 

Os hormônios da tireoide controlam a maneira como o corpo usa a energia. Se os níveis hormonais estiverem baixos, muitos processos do seu organismo podem ficar mais lentos. Isso pode levar à perda do desejo sexual. Sintomas comuns de hipotireoidismo, como fadiga e ganho de peso, também podem afetar seu tesão.

Leia outras colunas

Há solução

Felizmente, sua vida sexual não acaba se você tem hipotireoidismo. É importante consultar seu médico para determinar se essa condição, realmente, é a causa da disfunção sexual. Após isso, se for o caso, ele vai receitar os medicamentos de reposição do hormônio tireoidiano, que podem ajudar a regular o desequilíbrio da tireoide.

Explique ao seu parceiro que pode demorar um pouco até que você se sinta revigorada novamente. Neste caso, paciência e diálogo são as chaves para uma vida sexual saudável.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias