Entretenimento



Estrelas da Periferia

Rock com apoio à mulherada: conheça a banda Ideia Fixa

Na estrada desde 2004, a banda lança música e clipe sobre o combate ao feminicídio.

03/08/2021 - 09h40min

Atualizada em: 03/08/2021 - 09h47min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail
Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Banda foi fundada em 2004

Fundada em 2004, com integrantes de Cachoeirinha e  Gravataí, a banda Ideia Fixa tem na amizade um de seus pilares, já que a turma se conhece há muito tempo. O grupo de rock, que interrompeu suas atividades entre 2007 e 2010, se considera uma família. 

- Sempre digo que temos uma amizade, que é o diferencial da banda. São muitos anos tocando juntos. Os integrantes têm uma ligação que ultrapassa o "fazer música", somos uma família paralela, isso é muito legal - celebra Hélder Castro, vocalista da Ideia Fixa. 

Conheça outras histórias

Desafios

Na trajetória da banda, Hélder relata que os músicos enfrentaram muitos desafios, principalmente pelas dificuldades de fazer rock na Região Metropolitana. 

- Fazer esse tipo de som aqui, nesta região, é bastante desafiador. Mas, nos últimos tempos, deu uma melhorada. As casas que cultuam esse estilo de música estão dando chances para que bandas, como a nossa, tenham suas oportunidades. Aqui na região, há alguns lugares que são do rock mesmo - pontua Hélder.  


Por elas

Atualmente, o foco da banda é a divulgação do clipe da faixa Vejo Além, por ser um projeto de cunho social. Para compor a canção, os músicos se inspiraram na campanha Tod@s por Elas, criada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que mostra atletas de artes marciais mistas (como jiu-jitsu, boxe, kickboxer e muai thay) na linha de frente do combate ao machismo e à violência contra as mulheres. 

- Foi aí que tive a ideia. Por que nós, roqueiros, não podemos fazer algo destinado às mulheres? Achei bem interessante e diferente que esses lutadores estivessem engajados nesta campanha. Aí, tive a ideia de colocar o nosso rock à disposição da conscientização das pessoas contra a violência doméstica - explica Hélder. 


Retorno

O clipe da faixa vem trazendo um bom retorno para a banda no momento em que se discute muito o tema da violência e as ações práticas para combater agressões e feminicídios (assassinatos de mulheres cometidos em razão do gênero).

- Nosso clipe serve para estimular a reflexão, para não deixar chegar ao último estágio da violência doméstica, o feminicídio. Destacamos a importância de denunciar os agressores. Estamos absorvendo a ideia de seguir colocando nossas músicas a favor da sociedade - finaliza. 

Ainda integram a banda Luciano Villar (bateria), Maurício Vargas (guitarra e voz), Alex Araújo (baixo) e Luis Eduardo (guitarra). 

Pitaco

Vanessa, da dupla com Claus, fala sobre o som da turma:

- Rock de muita qualidade. Tem execução e sincronia alinhadas, além de um vocal  diferenciado. Aliás, o tema da música Vejo Além é super relevante. Parabéns e sucesso!

Aqui, o espaço é todo seu

- Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas e vídeos e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.

- Para falar com a banda, ligue para 99217-3510.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias