Entretenimento



Falando de Sexo

Saiba como fica a relação sexual após o câncer

É importante saber que mitos podem atrapalhar a relação após a doença

01/08/2021 - 10h42min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Estou com 43 anos, tive câncer de mama em 2018 e fiz mastectomia radical. Não foi feita toda a retirada do aparelho reprodutor. A minha vida sexual voltará ao normal um dia?

Muitos dos desafios que os casais enfrentam, ao tentarem navegar em um relacionamento sexual após o câncer de mama, são baseados em suposições e expectativas sobre como o sexo deveria ser.

Mitos podem atrapalhar a recuperação de seu relacionamento. O sexo irá e deve voltar ao normal. Aceitar que as coisas ficaram diferentes abre a porta para novas e excitantes maneiras dessa vida sexual pós-câncer.

Flexibilidade e persistência podem levar à criatividade para experimentar novas atividades sexuais ou sensuais. 

Leia outras colunas

Paciência

Muitos casais presumem que, com o tempo, voltarão sem problemas ao seu ritmo sexual natural. No entanto, isso não é suficiente. Sozinha e sem esforço, você não retomará magicamente a sua vida sexual. Precisa se empenhar e, gradualmente, evoluir para que tudo funcione da maneira como era antes.

Agendar o momento do encontro sexual trará benefícios de curto e longo prazo. Sexo não precisa ser espontâneo para ser ótimo. Então, expressar afeto é um passo importante para encontrar o caminho de volta à vida sexual.

As expressões físicas de carinho podem incluir beijos, carícias, massagens, mãos dadas, toques mais intensos, preliminares prolongadas e envolvimento em sexo sem penetração.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias