Entretenimento



Falando de Sexo

Saiba como identificar uma relação abusiva

O respeito e a amizade são fundamentais em um relacionamento sadio

17/08/2021 - 15h47min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Estou namorando um cara que, antes, parecia ser o melhor homem do mundo, só que, agora, me dou conta de que ele está me fazendo mal, pois diz coisas bem ruins, que acabam comigo! Quando percebe que estou me afastando, ele volta a ser aquele namorado maravilhoso. Porém, basta as coisas voltarem ao normal para ele ser arrogante novamente. A situação está bem difícil.

Querida amiga, você já percebeu que a relação não está nada saudável. 

O respeito e a amizade são fundamentais em um relacionamento sadio. Se alguém está fazendo você se sentir mal, as coisas precisam mudar. Não é bom permanecer em um namoro que envolve comportamentos abusivos. Uma relação deixa de ser saudável quando alguém tenta controlá-la ou desrespeitá-la. 

Estão previstos cinco tipos de abuso contra a mulher na Lei Maria da Penha: físico, psicológico, moral, sexual e patrimonial. 

Leia outras colunas

/// Físico: qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher.

/// Psicológico: ato que cause dano emocional, prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher ou vise degradar ou controlar suas ações.

/// Sexual: qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força. 

/// Patrimonial: configura retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos. 

/// Moral: qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

É hora de cair fora da relação se o seu namorado está agindo de alguma dessas formas. Relate isso a alguém de sua confiança e preze pelo seu bem-estar.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias