Entretenimento



Falando de Sexo

Tamanho do pênis: dúvidas e preocupações 

O melhor a fazer é passar por uma avaliação com um urologista

03/08/2021 - 17h11min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Estou com depressão por causa do tamanho do meu pênis. Sinto vergonha de sair com mulheres, pois não gostaria de ouvir algum comentário a respeito do quanto ele é pequeno. O que faço?

Primeiramente, é preciso avaliar se o pênis é mesmo pequeno ou se isso não passa de preocupação. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o órgão varia, em média, de cinco a 10 centímetros de comprimento quando está flácido. Durante a ereção, o tamanho médio fica entre 13 e 15 centímetros.

Leia outras colunas

A questão do tamanho do pênis sempre vem à tona em conversas informais, assim como o tema das cirurgias para o aumento peniano. Entretanto, esses procedimentos são rejeitados pelos bons urologistas. Trazem consequências catastróficas e alterações que podem comprometer a função do órgão e até ameaçar a vida do paciente.

Traumas

Essa insatisfação com o tamanho do pênis vem de crenças culturais, criadas desde a infância, surgindo, às vezes, de comparações. Isso acaba gerando traumas, e os homens passam a sofrer de transtorno de obsessão corporal.

Um pênis é considerado pequeno quando mede menos de sete centímetros na posição ereta e, quando está flácido, chega a menos de quatro centímetros.

Outra questão que pode dar a impressão de que o pênis é pequeno é a fimose, uma condição que deixa o órgão encoberto de pele, dando a sensação de que é menor, mas, na verdade, é a glande (“cabeça” do pênis) que não se expõe pelo prepúcio.

O melhor a fazer é consultar um urologista com especialidade em andrologia para avaliar se seu pênis é pequeno. Caso isso proceda, aprenda a dar prazer para as mulheres a partir de outros recursos, como as carícias com sua língua ou seus dedos. O que importa é ser feliz, amigo!


MAIS SOBRE

Últimas Notícias