Entretenimento



Memória

Tarcísio Meira interpretou Rodrigo Cambará e dirigiu a primeira novela gravada no RS; relembre

Ator, que morreu nesta quinta-feira, teve papel importante no desenvolvimento do audiovisual gaúcho

12/08/2021 - 13h46min

Atualizada em: 12/08/2021 - 13h46min


GZH
GZH
Bazilio Calazans / TV Globo/Divulgação

Com uma vasta carreira na televisão e no cinema, Tarcísio Meira também fez história no Rio Grande do Sul. O ator, que morreu nesta quinta-feira (12), aos 85 anos, teve papel importante no desenvolvimento do audiovisual gaúcho, além de possuir vínculos familiares com o Estado. 

Abaixo, confira detalhes da relação do artista com o RS:

Primeira novela gaúcha

Reprodução / Biblioteca Nacional
Produção foi feita a pedido do ator, que desejava gravar no Sul

Foi Tarcísio Meira quem deu o pontapé inicial para a teledramaturgia do Rio Grande do Sul. Em 1965, o ator dirigiu a primeira novela inteiramente gravada no Estado, Pedra Redonda, 39, exibida pela antiga TV Excelsior na faixa das 21h. 

A produção, única em que Tarcísio dirigiu e atuou, foi fruto de um pedido pessoal do ator à emissora, que comumente filmava no Rio de Janeiro e em São Paulo.

— Eu precisava de férias e sugeri à direção da TV Excelsior fazer uma telenovela no Sul. Queria uma "pedra para carregar" enquanto descansava, e consegui — contou ele à revista inTerValo (foto), em junho de 1965.

Ambientada em Porto Alegre, o cenário principal da novela era uma mansão localizada no número 39 da então chamada Estrada da Pedra Redonda (hoje Avenida Coronel Marcos), em Ipanema - endereço que acabou por inspirar o título da trama. Com Tarcísio e Glória Menezes como protagonistas, a produção trazia também nomes do audiovisual gaúcho como Ênio Carvalho, Esther Castro e Amélia Bittencourt. 

Contudo, a novela não fez o sucesso esperado com o público e acabou terminando antes do previsto. Tarcísio, ainda assim, elogiou o empenho da equipe envolvida. 

— Há talento de sobra e muita força de vontade. Do povo, recebi provas de muito amor artístico — disse, também à inTerValo. —  Os resultados foram surpreendentes. Tanto que resolvi oferecer uma churrascada de agradecimento à turma — acrescentou.

Capitão Rodrigo Cambará na TV

Bazilio Calazans / TV Globo/Divulgação
Minissérie foi exibida originalmente em 1985

Entre dezenas de papéis, Tarcísio Meira deu vida a um dos mais famosos personagens da cultura gaúcha: Capitão Rodrigo Cambará, da obra de Erico Verissimo. Em 1985, na minissérie O Tempo e o Vento, da TV Globo, o ator interpretou o marido de Bibiana Terra (Louise Cardoso) na adaptação da trilogia homônima do escritor gaúcho, que reconta parte do processo de formação do Rio Grande do Sul.

Em entrevista concedia ao Jornal do Almoço em 2013, enquanto passeava pela Expointer, o ator chegou a revelar que sentiu medo ao receber o convite para viver o personagem da literatura gaúcha, que acabou por tornar-se um dos mais marcantes de sua carreira:

— Era um personagem muito rico, muito forte. Tive medo de fazer o Capitão Rodrigo, porque, na época, eu já tinha 50 anos; e o Capitão Rodrigo era um homem vigoroso, alegre, espaçoso. Era o homem que todo homem brasileiro queria ser, e toda a mulher queria ter. Era um personagem fantástico. Acho que me sai bem. Pelo menos, aqui no Sul, as pessoas aceitaram muito bem.

Homenagem em Gramado

Ricardo Duarte / Agencia RBS
Casal recebeu o troféu Oscarito em 2005

A contribuição de Tarcísio Meira ao cinema e à TV foi reconhecida no 33º Festival de Cinema de Gramado, em 2005. Juntamente à esposa, Glória Menezes, com quem dividiu a primeira telenovela diária do país, 2-5499 Ocupado, o ator recebeu o troféu Oscarito, que homenageia grandes nomes do audiovisual brasileiro.

— Esse é o "Oscar" que eu queria levar para casa, o Oscarito — brincou ele na ocasião.

— Estou muito emocionada. Parece bobagem dizer isso, mas sou gaúcha, fui criada com os valores e costumes dessa terra. Tenho uma profunda admiração pelo Rio Grande —comentou Glória.

Paixão daqui

BANCO DE DADOS / BANCO DE DADOS
Glória e Tarcísio em "2-5499 Ocupado", primeira novela diária do país

Apesar da trajetória artística que passa pelo Rio Grande do Sul, a maior das relações de Tarcísio Meira com o Estado foi mesmo através de sua esposa, Glória Menezes, natural de Pelotas. Os dois se conheceram na década de 60, nos bastidores da vida artística, e tornaram-se um dos casais mais queridos da TV brasileira.

— Conheci Glória quando estava ensaiando uma peça dirigida por Antunes Filho. Eu a vi passar no palco e falei: "Que mulheraço! Que mulher bonita" — contou o ator ao portal Memória Globo. 

Os dois contracenaram juntos pela primeira vez em 1961, na novela Uma Pires Camargo, de Geraldo Vietri, e casaram no ano seguinte. Da união de quase 60 anos nasceu Tarcísio Meira Filho, que seguiu os passos dos pais na televisão. Anos depois, Tarcísio Filho também encontraria uma "paixão daqui": ele é casado com a publicitária gaúcha Mocita Fagundes.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias