Entretenimento



Falando de Sexo

Tratamento contra o câncer afeta a vida sexual?

Os efeitos colaterais dependerão da sua idade, do estágio do câncer e dos tratamentos que receber

16/08/2021 - 15h45min

Atualizada em: 16/08/2021 - 17h12min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Gurias, fui diagnosticada com câncer de ovário. Descobri no início, mas sabem como é, preocupa. Como eu sou casada e tenho uma vida sexual bem ativa, gostaria de saber se o tumor e o tratamento podem afetar a minha rotina.

Amiga, o câncer de ovário e seu tratamento podem afetar o desejo sexual, mas existem maneiras de manter a intimidade com o parceiro e encontrar novas formas satisfatórias de sentir prazer. 

O sexo pode ocupar uma posição inferior na lista de prioridades de quem está lutando contra um tumor. Mas, à medida que você começar a se sentir mais confortável, durante e após o tratamento, desejará retomar sua vida normal, incluindo a sexual. 

Muitas terapias usadas para tratar o câncer de ovário podem afetar os órgãos sexuais, o desejo, a função sexual e a imagem corporal da mulher. 

Leia outras colunas

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais que experimentará dependerão da sua idade, do estágio do câncer e dos tratamentos que receber. É importante que você converse com o seu médico sobre as mudanças conforme for passando por procedimentos, tratamentos e acompanhamentos. 

Seja honesta com o seu par: às vezes, reconhecer que as coisas estão diferentes e que você quer falar sobre isso já traz alívio ao casal. 

Pode haver ocasiões, durante e após o tratamento, em que não será possível fazer o tipo de sexo de que mais gosta. Esses momentos podem realmente ser oportunidades para explorar novas maneiras de dar e receber prazer. Muitas vezes, a intimidade sexual pode vir por meio de sexo oral, de carícias ou apenas de uma boa conversa.

Faça o que puder para se sentir bem. Viver a vida que você deseja e merece vai ajudá-la a se tornar mais confiante.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias