Adele é acusada de plágio pelo compositor de "Mulheres", popular na voz de Martinho da Vila - Entretenimento

Versão mobile

 
 

Notificações extrajudiciais13/09/2021 | 10h13Atualizada em 13/09/2021 | 10h13

Adele é acusada de plágio pelo compositor de "Mulheres", popular na voz de Martinho da Vila

De acordo com Toninho Geraes, "Million Years Ago" teria 88 compassos semelhantes à sua canção

Adele é acusada de plágio pelo compositor de "Mulheres", popular na voz de Martinho da Vila Divulgação/clicRBS
"Million Years Ago", de Adele, já foi acusada de ser plágio de "Hay Amores", cantada por Shakira Foto: Divulgação / clicRBS
GZH
GZH

Autor da música Mulheres, popularizada na voz de Martinho da Vila, o compositor brasileiro Toninho Geraes reuniu provas para entrar com uma ação contra Adele. Segundo ele, a cantora teria plagiado a canção na faixa Million Years Ago, do disco 25, lançado em 2015. O caso foi revelado pela revista Veja, que teve acesso às duas notificações extrajudiciais enviadas para Adele, para a gravadora XL Recordings/Beggars Group, para o grupo Sony Music e para o produtor Greg Kurstin.

— Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada — afirmou ele.

Conforme as provas apresentadas, são 88 compassos semelhantes. Acumulados, isso significaria três minutos e dois segundos da canção, ou seja, 87% de Million Years Ago

Leia mais
Da literatura ao cinema: relembre sete casos de plágio além de "Rebecca"
Ariana Grande encerra processo de plágio com acordo
Vanusa chamava suposto plágio de Black Sabbath de "coincidência musical"

De todos os acusados, somente a Sony respondeu formalmente, informando que a responsabilidade recai sobre a gravadora inglesa e Adele. Conforme o advogado Fredímio Biasotto Trotta, a intenção inicial era tentar um acordo. Diante do silêncio, porém, acena com a judicialização do caso.

A internet não ficou de fora da discussão. Depois que o caso veio à tona, usuários do Twitter começaram a comparar as duas músicas. Com isso, um vídeo divulgado em 25 de agosto, que traz um mashup das canções, viralizou.

Esta não é a primeira vez que uma música da cantora é envolta em polêmica. A mesma faixa já foi acusada de ser plágio de Hay Amores, cantada por Shakira. Hello, também do disco 25, foi considerada uma cópia de Martha pelos fãs de Tom Waits.

No Brasil, um dos casos mais famosos de plágio é Da Ya Think I'm Sexy? de Rod Stewart. A canção de 1978 foi acusada por Jorge Ben de ser um plágio de Taj Mahal (1972). Após reconhecer a cópia "involuntária", o britânico sugeriu doar a indenização para o Unicef. O brasileiro acabou aceitando e, desde 1979, também vem recebendo os direitos autorais das duas faixas. 

Ainda não é assinante? Assine GaúchaZH e tenha acesso ilimitado ao site, aplicativos e jornal digital. Conteúdo de qualidade na palma da sua mão.

 
 
 
 
 
 

Mais sobre

 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros