Entretenimento



Luto na dramaturgia

Ator Sérgio Mamberti morre em São Paulo, aos 82 anos

Artista, que interpretou papeis marcantes como o do Doutor Vitor, em "Castelo Rá-Tim-Bum", estava internado com infecção nos pulmões e sofreu falência múltipla de órgãos

03/09/2021 - 08h38min

Atualizada em: 03/09/2021 - 08h41min


GZH
GZH
Sergio Mamberti / Instagram / Reprodução
Neste ano, ator havia lançado sua autobiografia “Sérgio Mamberti: Senhor do meu Tempo”

O ator Sérgio Mamberti morreu na madrugada desta sexta-feira (3), em São Paulo, aos 82 anos. O artista estava internado em um hospital da rede Prevent Senior, na capital paulista.

A morte foi confirmada ao portal G1 pelo filho dele, Carlos Mamberti. O ator estava entubado, com infecção pulmonar, e faleceu em decorrência de falência múltipla de órgãos.

Em julho deste ano, Mamberti havia sido hospitalizado para tratar de uma pneumonia. Chegou a passar por uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, após cerca de 15 dias, se recuperou e teve alta.

Nascido em 22 de abril de 1939, na cidade de Santos (SP), Mamberti teve diversos papéis de destaque ao longo de mais de 60 anos de carreira. O pontapé inicial foi no teatro, com a peça Antígone América, escrita por Carlos Henrique Escobar, produzida por Ruth Escobar e dirigida por Antônio Abujamra.

Na TV, destacou-se ao interpretar o mordomo Eugênio em Vale Tudo, na Globo, e doutor Vitor no clássico Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura. Esse último, conforme explicou em entrevista a GZH em maio deste ano, e

O que considero é que esse é o trabalho que concentra todas as ideias que estão em mim. E ele formou e segue formando gerações. Sou parado na rua por causa dele. Já vieram falar comigo em outros países por causa do Dr. Victor. No Xingu, os meninos indígenas vieram correndo a mim gritando “Tio Victor, Tio Victor”. Na Praça da República, um grupo de meninos cheiradores de cola me identificou devido a ele – disseram que viam Castelo Rá-Tim-Bum pelas vitrines das lojas! Esse personagem ficou em cartaz por mais de 20 anos, volta a todo instante, estará na TV Cultura em breve novamente no centro de um novo programa que ainda está em elaboração e que vai se chamar O Espelho do Dr. Victor. A satisfação que ele me traz é imensa. Única.



Também participou de séries como A Diarista, Os Normais e, mais recentemente, 3%, além de novelas como Anjo Mau, O Profeta, Flor do Caribe e Sol Nascente.

Nos cinemas, fez sua estreia em 1966 com a comédia Nudista à força, de Victor Lima, e emplacou sucessos como O Bandido da Luz Vermelha (1968), Toda Nudez Será Castigada  (1973) e A Hora da Estrela (1985).

Considerado um grande articulador cultural, Mamberti dirigiu diversos espetáculos do circuito paulista. Além disso, trabalhou no Ministério da Cultura 

Em 1964, casou-se com Vivien Mahr, com quem teve três filhos: o também ator Duda, o diretor Fabrício e Carlos. A esposa morreu em 1980.

Depois disso, teve um companheiro por 37 anos, Ednaldo Torquato, que morreu em 2019. Ao publicar sua autobiografia em abril deste ano, o ator falou abertamente sobre sua bissexualidade.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias