Entretenimento



Décadas de carreira

Beto Rockfeller, Mário Fofoca, Vavá e mais: relembre personagens marcantes de Luis Gustavo

Ator morreu neste domingo, aos 87 anos, em decorrência de um câncer no intestino

21/09/2021 - 08h35min


GZH
GZH
CEDOC / TV Globo/Divulgação

Morreu neste domingo (19), aos 87 anos, o ator Luis Gustavo, em decorrência de complicações por conta de um câncer no intestino. Com uma carreira que se iniciou nos anos 1950, o artista teve personagens marcantes em diferentes décadas. A seguir, relembre seus principais papéis na teledramaturgia:

Beto Rockfeller - Beto Rockfeller

Ver Descrição / Ver Descrição
Luis Gustavo viveu o protagonista em "Beto Rockfeller", de 1968

O primeiro papel de grande destaque de Luis Gustavo foi o Beto Rockfeller na novela de mesmo nome, da TV Tupi. Lançada em 1968, a produção inovou ao introduzir uma linha de atuação mais natural, com diálogos que incorporavam gírias e expressões do cotidiano. O enredo, escrito por seu cunhado Cassiano Gabus Mendes e Bráulio Pedroso, contava a história de um vendedor de sapatos que se infiltra na alta sociedade paulista. 

Ricardo - Anjo Mau

Acervo Globo / Reprodução Memória Globo
Luis Gustavo estreou na Globo em 1976, na novela "Anjo Mau"

A estreia na Globo foi em 1976, com a novela Anjo Mau. Luis Gustavo vivia o playboy Ricardo, que não gostava de trabalhar e brigava constantemente com o pai Edmundo Medeiros (Francisco Moreno) por causa de dinheiro. 

Mário Fofoca - Elas por Elas

O papel mais lembrado de Luis Gustavo é o do detetive Mário Fofoca, na novela Elas por Elas, de 1982. Depois, o ator estrelaria com este mesmo personagem um seriado homônimo e o filme As Aventuras de Mário Fofoca. Luis Gustavo voltou a viver Mário Fofoca na segunda versão de Ti-Ti-Ti, no ar no Vale a Pena Ver de Novo.

Ariclenes/Victor Valentin - Ti-Ti-Ti

BD / Agencia RBS
Em "Ti-Ti-Ti", Luis Gustavo vivia o costureiro Ariclenes, que assume a identidade de Victor Valentim

Na primeira versão de Ti-Ti-Ti, de 1985, Luis Gustavo viveu um dos protagonistas, Ariclenes, o homem por trás do costureiro Victor Valentim. O enredo acompanha a rivalidade profissional entre o estilista e André Spina (Reginaldo Faria), seu antigo amigo de infância.

Juca Pirama - O Salvador da Pátria

Bazilio Calazans / Reprodução Memória Globo
Outro personagem de destaque de Luis Gustavo foi o radialista ambicioso Juca Pirama em "O Salvador da Pátria"

Outro personagem de destaque de Luis Gustavo foi o radialista ambicioso Juca Pirama em O Salvador da Pátria, de 1989. O nome foi sugerido pelo próprio ator, que incorporou a poesia de Gonçalves Dias, I-Juca Pirama, no bordão que marcou o papel: “Meninos, eu vi!”. 

Vavá - Sai de Baixo

Ver Descrição / Ver Descrição
Durante anos, Luis Gustavo interpretou o tio Vavá em "Sai de Baixo"

A partir de 1996, Luis Gustavo atuou como Vanderlei Mathias, o Vavá, no programa humorístico dominical Sai de Baixo. Tio de Magda (Marisa Orth) e dono do apartamento onde ela vivia, o personagem era "especialista" em criar empreendimentos fracassados.

Heitor - Malhação: Vidas Brasileiras

Marília Cabral / TV Globo,Divulgação
Último personagem de Luis Gustavo na TV foi o ex-maestro Heitor em "Malhação: Vidas Brasileiras"

O último personagem de Luis Gustavo na TV foi o ex-maestro Heitor em Malhação: Vidas Brasileiras, em 2018. No mesmo ano, ele atuou no humorístico Brasil a Bordo.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias