Entretenimento



Falando de Sexo

Como lidar com a disfunção erétil

São várias as questões emocionais que podem contribuir para a disfunção erétil

27/09/2021 - 14h53min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Não consigo ter ereção na hora H. Já vou para a transa achando que não vai dar certo. Esse problema pode ser psicológico?

A disfunção erétil ocorre quando um homem tem problemas frequentes para obter e manter uma ereção.

Na maioria das vezes, um bloqueio emocional é a base do problema. Sem o estímulo e o desejo adequados, as ereções se tornam difíceis e, muitas vezes, impossíveis de serem alcançadas.

São várias as questões emocionais que podem contribuir para a disfunção erétil, como estresse, depressão, ansiedade ou problemas no relacionamento. 

O momento pode ser delicado: porém, não é o fim do mundo e sempre há uma saída. 

Leia outras colunas

Procure relaxar

O homem precisa estar relaxado para ter uma ereção. O estresse e o nervosismo liberam substâncias que preparam o corpo para a atividade física e não para transar. O medo de falhar traz ansiedade, o que aumenta a adrenalina e dificulta a ereção.  

O homem, muitas vezes, vai para a relação sexual com dois tipos de estresse: a preocupação em manter o pênis ereto e em satisfazer a parceira. No momento da falha, o mais importante é tentar manter a autoconfiança e tirar o foco do pênis, buscando se concentrar no momento e nas sensações. Quanto mais temor e ansiedade, maior é a carga de adrenalina. Logo, a chance de manter o órgão rígido diminui. 

Reconhecer que a mente está sempre envolvida nas ereções é o primeiro passo para buscar a ajuda adequada. Procurar uma psicoterapia é muito indicado nesta situação.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias