Entretenimento



Escolha individual

Como Thalita Rebouças: cinco famosas falam abertamente sobre o desejo de não ter filhos

Escritora de 46 anos recentemente explicou a sua decisão: "Depositar em um bebê a sua esperança de felicidade é ruim"

29/09/2021 - 09h13min


@brunalinzmeyer e @jenniferaniston Instagram, Reprodução e / Estevam Avellar / Rede Globo, Divulgação
Bruna Linzmeyer, Patrícia Pillar e Jennifer Aniston são algumas das famosas que já falaram sobre o assunto publicamente

A maternidade é uma escolha individual de cada mulher. Mas sabemos que é comum a opção de não ter filhos vir acompanhada de uma enxurrada de julgamentos externos. Das anônimas às famosas, são inúmeras as mulheres que passam por situações constrangedoras ao ter que "justificar" sua falta de desejo de ser mãe. 

Em uma entrevista publicada na semana passada pelo jornal O Globo, a escritora e roteirista Thalita Rebouças, de 46 anos, autora de best-sellers adolescentes como Fala Sério, Mãe e Tudo por Um Popstar, contou que já sofreu muita pressão e ouviu comentários maldosos por conta de sua decisão de não ter filhos. 

 — Sou da geração que mais foi pressionada. Tomei a decisão com 27 ou 28, por aí. Não era a minha praia, é muito tempo de dedicação. Sempre falo que fazer filho é fácil, educar que é difícil. Não sei se teria vocação. Comparo com a minha carreira de atriz, para exemplificar. Sei que tenho um mínimo de talento, mas não tenho vocação para ficar esperando horas para gravar no set, ensaiando etc. Com a maternidade seria parecido. Acho mesmo que teria talento, mas não sei se tenho vocação. Na dúvida, por que vou arriscar?  — explicou ela.  

 Em seguida, afirmou que  "depositar em um bebê a sua esperança de felicidade é ruim". 

 — A gente precisa libertar as meninas mais novas dessa pressão. Eu estava casada quando decidi e fiquei mais anos casada e bem. Não é para fazer perguntas do tipo: "Não tem medo de se arrepender?". Imagina se eu pergunto o contrário para alguém que decidiu ser mãe? Vira polêmica. Outro dia comentaram numa foto: "Está grávida? Já estava na hora". É uma cobrança que, além de tudo, é muito agressiva. Por que a mulher precisa ser mãe para ser completa, para ser feliz? Depositar em um bebê ou em uma criança a sua esperança de felicidade é ruim. 

Reunimos outras famosas que falaram abertamente sobre a falta de vontade de ter filhos e os julgamentos que cercam a decisão. 

Bruna Linzmeyer

A atriz de 28 anos, que namora atualmente a produtora musical Marta Supernova, contou que não pensa em ter filhos em entrevista publicada pela revista Marie Claire em abril deste ano. 

— Não penso e nunca tive vontade, isso é algo que carrego comigo desde que sou nova. Casar é algo que também não queria, mas entendi que o que eu não gostava era a instituição e como ela dita a forma que a mulher deve ser dentro de um relacionamento. Mas filhos eu não quero. Adoro crianças, e vou aproveitar muito para brincar com os filhos das minhas amigas, só que ter os meus, não quero — afirmou. 

Jennifer Aniston 

A intérprete de Rachel no sitcom Friends, ao contrário de sua célebre personagem, não embarcou na maternidade. Em uma entrevista à revista Elle norte-americana, ela falou sobre o assunto e explicou como se sente com a sua decisão. Primeiramente, explicou que não sente um "vazio" por seus casamentos terem chegado ao fim.

— Eu não sinto um vazio, mesmo. Meus casamentos (com Brad Pitt e com Justin Theroux) tiveram muito sucesso, na minha opinião. E, se eles chegaram ao fim, foi porque decidimos ser felizes e, às vezes, a felicidade não está mais naquele arranjo.

Para a atriz, hoje com 52 anos, sociedade envia uma mensagem clara às mulheres:

— Nesta idade, você deve se casar, nesta outra, deve ter filhos. Isso é um conto de fadas. Esse é um molde do qual estamos tentando sair aos poucos — opinou.

Sobre a perspectiva de ter filhos, falou:

— Honestamente, é um pouco assustadora. Algumas pessoas são feitas para isso. Eu não sei o quão naturalmente isso viria para mim.

Já em 2016, ao site Huffington Post, ela deu a resposta certeira sobre o assunto: 

— Nós somos completas com ou sem um companheiro, com ou sem uma criança. Nós não precisamos ser casadas ou mães para sermos completas. Nós conseguimos determinar o nosso próprio "felizes para sempre".

Patrícia Pillar

A atriz de 57 anos já teve vontade de ter filhos, mas em 2012 explicou que "superou" o desejo ao falar sobre o assunto no programa Fantástico, da TV Globo. Por quê?

— Quis ter meus amigos, meu trabalho, fazer minhas viagens... Fui protelando e acabou que não rolou. Depois que escolho, não fico remoendo, nem olhando para os outros — explicou posteriormente em entrevista à jornalista Joyce Pascowitch em 2014.

Leona Cavalli

Em entrevista à revista Quem em 2016, a atriz, hoje com 51 anos, afirmou que a carreira sempre foi prioridade na sua vida - e que não se arrepende de nada. 

— Tive que sair de casa para ir atrás do que sou hoje. Abri mão de um casamento pela profissão. Minha prioridade sempre foi essa. Não me arrependo de nada. Ter filhos nunca foi meu primeiro plano. Adoro crianças, mas não sonho em ser mãe. Sei o que implica a maternidade e não teria como dar prioridade a isso — disse ela.

Oprah Winfrey

Em 2013, ao falar com a revista The Hollywood Reporter, a icônica apresentadora norte-americana, hoje com 67 anos, relatou que teve um bebê aos 14 anos, mas ele morreu dias depois do parto. Posteriormente, ela não nutriu mais interesse pela maternidade.

— Se eu tivesse filhos, eles iriam me odiar. Acabariam em um programa como o meu para falarem de mim, porque algo na minha vida teria que sofrer e provavelmente teriam sido eles — declarou.

Em 2017, Oprah afirmou à revista Good Housekeeping U.K. que não teria a "paciência necessária" para ter filhos.

— Eu não quis filhos, não teria sido uma boa mãe para os bebês. Não tenho a paciência necessária — disse ela, afirmando ainda que consegue lidar melhor com cachorros. 

Na conversa, ainda contou que se sente realizada com o projeto comandado por ela que abriga mais de 170 meninas na África: 

— Quando as pessoas me pressionavam para casar e ter filhos, sabia que não seria aquela pessoa que se lamentaria por nunca ter tido, porque sinto que sou como uma mãe para as crianças do mundo — explicou.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias