Confira atores e atrizes que dividiram o mesmo personagem na telinha - Entretenimento

Versão mobile

 
 

Eu sou você amanhã25/09/2021 | 10h00Atualizada em 25/09/2021 | 10h00

Confira atores e atrizes que dividiram o mesmo personagem na telinha

O tempo ficcional permite trocas de elenco de uma fase para outra

Confira atores e atrizes que dividiram o mesmo personagem na telinha Camilla Maia / TV Globo/TV Globo
Daphne Bozaski e Julia Freitas dividem o papel de Dolores em "Nos Tempos do Imperador" Foto: Camilla Maia / TV Globo / TV Globo

A passagem de tempo é um recurso comum na teledramaturgia. Para mostrar como histórias de amor começaram, explicar os motivos de vinganças ou, simplesmente, apresentar os protagonistas ao público, mais de um ator ou atriz é escalado para o mesmo personagem. 

Aproveitando que a nova fase de Nos Tempos do Imperador teve início nesta semana, com algumas mudanças no time, o DG relembra outras trocas de elenco que só o tempo ficcional permite. 

Faces da maldade

Naza em duas versões, com a mesma maldadeFoto: TV Globo / Divulgação

A história de Nazaré e Maria do Carmo é um dos grandes sucessos da teledramaturgia. Com uma passagem de tempo de mais de 20 anos em Senhora do Destino (2004), Carolina Dieckmann dividiu o papel de protagonista com Susana Vieira. Na segunda fase, Carol voltou à cena como Isabel/Lindalva, a filha perdida de Do Carmo. 

A vilã, que na primeira fase era Adriana Esteves, foi interpretada depois pela igualmente genial Renata Sorrah. Aliás, a ficção já usou e abusou da semelhança entre as duas atrizes. Em Pedra sobre Pedra (1992), Renata e Adriana foram mãe e filha, parentesco que se repetiu em Segundo Sol (2018).


Troca-troca

Laerte ( Guilherme Leicam ), Helena ( Bruna Marquezine ) e Virgílio ( Nando Rodrigues ), Em Família<!-- NICAID(14896831) -->
Desde a juventude, ciúme, paixão e ódioFoto: João Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação

A novela Em Família (2014) teve nada menos do que três fases, com renovação quase total do elenco em cada uma delas. Helena (Júlia  Lemmertz) também foi interpretada por Julia Dalavia e Bruna Marquezine (esta, por sinal, posteriormente interpretou Luiza, filha da protagonista).

em família, Gabriel Braga Nunes, Julia Lemmertz e Humberto Martins<!-- NICAID(14896833) -->
Dona Helena e seus dois amoresFoto: Alex Carvalho / TV Globo/Divulgação

Como o problemático Laerte, além de Gabriel Braga Nunes, tivemos Eike Duarte e Guilherme Leicam. Arthur Aguiar, Nando Rodrigues e Humberto Martins se revezaram no papel de Virgílio, terceiro vértice desse tumultuado triângulo amoroso.


Pequena notável

Ritinha cresceu e se vingou da ex-madrastaFoto: João Miguel Júnior e Raphael Dias / TV Globo

Mel Maia tinha apenas sete anos quando viveu Ritinha no início de Avenida Brasil (2012). O talento da menina transbordou da tela e emocionou o público. 

A pequena jurou vingança contra Carminha (Adriana Esteves), mas quem colocou os planos em prática foi Débora Falabella, na fase seguinte da novela. Uma curiosidade fofa: Mel era tão novinha, que precisou usar uma dentadura postiça, já que tinha acabado de perder os dentinhos de leite.


Destaques do Sertão

O tempo passou e o amor só aumentouFoto: Caiuá Franco e Renato Rocha Miranda / TV Globo

Renato Góes e Julia Dalavia esbanjaram química como Santo e Maria Tereza em Velho Chico (2016). Aliás, a primeira fase da  trama tinha um elenco de peso: Rodrigo Santoro, Carol Castro, Tarcísio Meira (1935 – 2021), Fabiula Nascimento e Rodrigo Lombardi foram alguns dos nomes de destaque nos capítulos iniciais. 

A passagem de tempo deu lugar a outros atores, que também brilharam. Os protagonistas passaram a ser Domingos Montagner (1962 – 2016) e Camila Pitanga, que deram o mesmo realismo à paixão de Santo e Tereza. 


Poção mágica

Série A FÓRMULA, da Globo, com  Drica Moraes  e Luisa Arraes <!-- NICAID(12980263) -->
Iguaizinhas, né?Foto: Paulo Belote / TV Globo/Divulgação

Luiza Arraes e Drica Moraes dividiram não apenas o mesmo personagem, mas a mesma cena no seriado A Fórmula (2017). Na  história, a cientista Angélica resolve testar em si mesma uma forma de rejuvenescimento, deixando-a 30 anos mais nova. 

O curioso é que na novela Império (2014), outra personagem de Drica, a vilã Cora, também passou por uma "mágica", que a  transformou em Marjorie Estiano. Liberdades a que a ficção se permite, e que o público embarca sem questionar.


Versões de Império

império,  Eliane ( Vanessa Giácomo ) e José Alfredo ( Chay Sued )<!-- NICAID(14896830) -->
Romance de Eliane e José Alfredo foi interpretado por Vanessa e ChayFoto: Ellen Soares / TV Globo/Divulgação

Por falar em Império, a história do Comendador também teve um preâmbulo com atores mais jovens. Além de Marjorie Estiano como Cora, havia Vanessa Giácomo, a Eliane, Chay Suede como José Alfredo e Adriana Birolli na pele da jovem Maria Marta. 

eliane, malu galli, império<!-- NICAID(14896846) -->
Malu Galli viveu Eliane na segunda faseFoto: TV Globo / Reprodução

 Malu Galli, Alexandre Nero e Lilia Cabral entraram em cena na segunda fase.


Sofrimento materno

Anastácia: antes e depoisFoto: Inácio Moraes e Ramón Vasconcellos / TV Globo

Em uma participação especial, Nathalia Dill apareceu como a jovem Anastácia em Êta Mundo Bom! (2016). As cenas do nascimento de Candinho (Sergio Guizé) explicavam como ele foi tirado dos braços da mãe com poucas horas de vida. Em flashbacks, já como Eliane Giardini, a milionária se lembrava do sofrimento de ter sido afastada de seu menino.


Amor de adolescência

Encontros e desencontrosFoto: João Cotta e Victor Pollak / TV Globo

O início do romance de Paloma (Grazi Massafera) e Ramon (David Junior) era importante para que o público compreendesse os encontros e desencontros do casal de Bom Sucesso (2019). Por isso, Isabella Scherer e Pedro Lobo interpretaram o começo do namoro, os desentendimentos e a súbita separação dos dois. 


Cara de uma...

Pedro e Helô: separados por 20 anosFoto: Ramón Vasconcelos e Renato Rocha Miranda / TV Globo

A semelhança entre Isabelle Drummond e Claudia Abreu foi bem explorada na telinha. Depois de interpretarem mãe e filha em Geração Brasil (2014), elas dividiram a mesma personagem na trama de A Lei do Amor (2016). Isabelle foi Helô nos primeiros capítulos, fazendo par com Chay Suede, o Pedro. Com a passagem de 20 anos, Claudia entrou em cena e formou casal com Reynaldo Gianecchini.


Atuações viscerais

As duas intérpretes de Lurdes deram um showFoto: TV Globo / Divulgação

A carga dramática do primeiro capítulo de Amor de Mãe (2019) ficou sob a responsabilidade de Lucy Alves, impressionante como a jovem Lurdes. A atriz paraibana emocionou nas sequências em que a personagem descobre que o pequeno Domênico foi vendido e, logo em seguida, mata o marido durante uma briga. 

Com o pontapé inicial certeiro, Regina Casé deu continuidade a um trabalho que começou em grande estilo e seguiu magistral até o fim.


Túnel do tempo

Relembre outras personagens em duas fases e com atrizes diferentes que talvez você não se lembre – ou nem saiba. Confira!

/// Logo no início de sua carreira, Claudia Ohana interpretou a jovem protagonista em Tieta (1989). Na segunda fase, deu lugar à arrasadora Betty Faria.

claudia ohana, tieta, primeira fase<!-- NICAID(14896848) -->
Claudia Ohana foi a jovem TietaFoto: TV Globo / Reprodução

/// Leandra Leal foi a adolescente Lúcia Helena em A Indomada (1997), papel que depois coube a Adriana Esteves, que também interpretou a mãe da moça, Eulália, na primeira fase da trama. 

helena e eulália, leandra leal e adriana esteves, a indomada<!-- NICAID(14896829) -->
Leandra aos 15 aninhosFoto: TV Globo / Reprodução

/// Aos oito anos, Cleo apareceu na TV pela primeira vez. Foi na minissérie Memorial de Maria Moura (1994), na qual dividiu papel-título com sua mãe, Gloria Pires. 

cleo pires, memorial de maria moura<!-- NICAID(14896847) -->
Reconhecem essa neném?Foto: TV Globo / Reprodução

/// Gabriela Duarte já dividiu a mesma personagem com a mãe, Regina Duarte, em duas produções: na minissérie Chiquinha Gonzaga (1999) e na novela A Lei do Amor (2016).

As atrizes Regina e Gabriela Duarte, mãe e filha, durante as gravações de cena da minisséria Chiquinha Gonzaga.#PÁGINA: 1CLE4 RJ 14/02/99 CIDADES OE JT SAO CLEMENTE GRUPO ESPECIAL          GABRIELA DUARTE (E) E SUA MAE REGINA DUARTE  PRAPARAM SE PARA GRAVACAO DO SERIADO DE CHIQUINHA GONZAGA  NO CAMAROTE DA BRAHMA  NO INICIO DE DESFILE DA ESCOLA DE SAMBA SAO CLEMENTE  DO GRUPO ESPECIAL    NO SAMBODROMO  NA MARQUES DE SAPUCAI  NO CENTRO DO RIO             FOTO ENY MIRANDA/AE Fonte: AE Fotógrafo: ENY MIRANDA<!-- NICAID(560664) -->
Mãe e filha no mesmo papelFoto: Ver Descrição / Ver Descrição


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros