Conheça as principais disfunções sexuais - Entretenimento

Versão mobile

 
 

Falando de Sexo06/09/2021 | 13h53Atualizada em 06/09/2021 | 14h55

Conheça as principais disfunções sexuais

A terapia sexual é indicada para qualquer um, homem ou mulher, que tenha algum problema sexual. 

Conheça as principais disfunções sexuais Reprodução / Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução / Reprodução
Andrea Alves e Lucia Pesca

Apresentar problemas relacionados ao sexo é o mesmo que ter disfunções sexuais? Quem ajuda a resolver isso?

Disfunções e problemas sexuais são as dificuldades sentidas por uma pessoa ou pelo casal durante qualquer estágio da vida íntima, que podem influenciar negativamente no que chamamos de "resposta sexual" de um indivíduo, ou seja, desejo, excitação, orgasmo e relaxamento. 

As disfunções sexuais femininas mais comuns são baixa libido ou desejo sexual hipoativo (falta ou diminuição do tesão), anorgasmia (dificuldade, retardo ou incapacidade de ter orgasmos), dor gênito-pélvica, vaginismo, dispareunia e vulvodínia (desconfortos genitais que ocorrem durante a penetração).

Já os principais problemas sexuais masculinos são disfunção erétil (dificuldade em obter ou manter uma ereção), ejaculação precoce e retardada (problemas no controle da ejaculação), baixa libido ou desejo sexual hipoativo (falta ou diminuição de apetite sexual ou impulso na relação íntima).

Leia outras colunas

Terapia

Quem pode ajudar é um terapeuta. A terapia sexual é uma psicoterapia como qualquer outra. O processo é conduzido por um profissional – graduado em Psicologia ou Medicina (com especialização na área de sexologia) – que trabalha com exercícios de autoconhecimento corporal. A missão é descomplicar os mitos que costumam levar às disfunções sexuais. Não existe qualquer tipo de contato físico nas sessões.

A terapia sexual é indicada para qualquer um, homem ou mulher, que tenha algum problema sexual. 

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros