Entretenimento



Estrelas da Periferia

Das festas de garagem aos grandes eventos: conheça o DJ Ita

Artista de Alvorada toca com nomes como Terminal 470, Guerreiro Poeta e Negra Jaque

28/09/2021 - 09h10min

Atualizada em: 28/09/2021 - 09h12min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
Marcos Dorneles / Divulgação
DJ Ita toca com grandes nomes da cena Hip Hop

A música entrou cedo na vida de Itamar da Silva Machado, 35 anos. Aos 12, já acompanhava no rádio do pai seus primeiros ídolos do rap, como Racionais MC’s e MV Bill. Ao ganhar o próprio toca-fitas (febre dos anos 1990, para quem não conhece), o guri teve ainda mais contato com a cultura hip hop, paixão que segue forte no coração de DJ Ita, como é reconhecido hoje em dia.

– Virei público e simpatizante dessa cultura. Passou o tempo, comecei a frequentar alguns eventos, festas, e conheci os quatro elementos que existem dentro da cultura hip hop: rap, grafite, DJ’s e MC’s e street dance – conta.

Antes de se tornar profissional das picapes, Ita animava as baladas dos amigos:

– Toquei em muitas festas de garagem. Como eu sempre trabalhei com música, botava o som. Foi uma coisa que serviu para eu me interessar cada vez mais e descobrir que é uma profissão.

Entre os anos de 2012 e 2013, DJ Ita se uniu a Danny Fluxo, Total Atitude, Mr. Cout e Facção RS, entre outros, para formar o Coletivo Função D’Rua, que reunia representantes da cultura hip hop em Alvorada. O que era amador virou profissional para Ita:

– Dali em diante, eles me chamaram para trabalhar. Aí, me tornei o DJ do Terminal 470 e sou até hoje. 

Além do Terminal 470, DJ Ita fez parcerias com Guerreiro Poeta, Rahed e Negra Jaque. Levar música para as comunidades da Região Metropolitana e investir em trabalhos sociais nas periferias estão intrinsecamente ligados ao trabalho dessa turma. 

Conheça outras histórias da seção

Retomada

Ele conta que não ficou parado nos últimos meses. Por conta da pandemia, passou mais tempo em casa e aproveitou para participar de lives e trabalhar em mixtapes (compilação de músicas) do Terminal 470. Agora, celebra a retomada das atividades. 

Marcos Dorneles / Divulgação
Pronto para a retomada

– Com a volta dos eventos, com a situação da pandemia um pouco melhor, tomando todos os cuidados, já temos eventos para outubro, novembro, com outros parceiros, como a Negra Jaque. A agenda está começando a se formar novamente – comemora.

O momento é de esperança e planos para o DJ de Alvorada:

– O que eu tenho em mente, como projeto de futuro, é continuar fazendo o que eu escolhi, poder trabalhar com música, com a cultura hip hop. Conseguir também alinhar ao basquete, que é uma coisa que eu também gosto desde pequeno.  

O sonho do menino Itamar virou realidade para o DJ Ita, que mantém a convicção de que a arte sempre vai ocupar o maior espaço em sua vida:

– Eu não me imagino não escutando música ou não trabalhando com música. Não me vejo fazendo outra coisa. Para mim, música é vida.

PITACO DE QUEM ENTENDE

Rafa, do grupo Rafuagi, já é fã do som de Ita e do Terminal 470:

– Terminal 470 é uma das melhores bandas de rap do Brasil. Consolidou-se, junto com a Alvo Cultural, pela boa música, excelência na produção e representatividade nas periferias.

AQUI, O ESPAÇO É TODO SEU!

/// Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.

/// Para falar com o DJ Ita, ligue para 98952-7110.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias