Entretenimento



92 Mais Mulher

É hora de dizer adeus aos fios amarelados!

Produtos desamareladores ou matizadores podem recuperar a cor dos cabelos

16/09/2021 - 09h09min


Mariane Araújo
Mariane Araújo
Enviar E-mail
Lauro Alves / Agencia RBS
Com técnicas simples, madeixas ganham vida nova

Alô, loiras, platinadas e grisalhas! De forma simples, em casa e usando os produtos corretos, é possível dizer adeus aos fios amarelados. Saiba que a cor desbotada e sem brilho dos cabelos claros pode aparecer por alguns fatores, como exposição à luz solar ou poluição e uso excessivo de fontes de calor (secador, babyliss ou chapinha) e xampus antirresíduos. 

Em lojas especializadas, supermercados ou farmácias, você vai encontrar produtos que chamamos de desamareladores ou matizadores. Eles têm a função de neutralizar os tons amarelados ou alaranjados e recuperar a cor “original’’ do momento da descoloração. Ainda são capazes de proporcionar novos tons aos fios (platinados ou prateados). Os produtos podem ser encontrados em forma de xampu, máscara, condicionador e até mesmo ampola.

Convidei o Thiago Justino Caldas, professor do Mirage Academia, para apontar os cuidados básicos para cada tipo de cabelo. Confira!

Como usar corretamente o matizador

reprodução / instagram
Matizador roxo é usado em cabelos loiros

/// Após lavar os cabelos com xampu e enxaguar bem, retire o excesso de água com uma toalha.

/// Separe o cabelo em mechas e aplique o produto em cada uma delas, da raiz até as pontas. Respeite a quantidade indicada na embalagem do produto.

/// Depois da aplicação, espere o tempo sugerido para a ação do produto, que consta na embalagem. Em seguida, lave os cabelos com água fria ou morna. Para um resultado mais completo, você pode finalizar selando as pontas com um condicionador matizador, ou com outro de sua preferência.

Palavra de especialista

Thiago explica a diferença dos pigmentos para cada tipo de cabelo:

– Os matizadores contêm pigmentos que vão direcionar para a nuance desejada. Em cabelos grisalhos, o ideal é utilizar os matizadores acinzentados. Já para quem gosta de um tom loiro perolado, é recomendado aplicar matizadores roxos.

Cautela

O profissional ressalta que os produtos devem ser aplicados com cautela, ou seja, não faça uso contínuo deles. É fundamental dar uma pausa de, pelo menos, quinze dias entre uma aplicação e outra:

– Devemos respeitar o tempo de pausa descrito nas embalagens, pois o fio pode ficar sobrecarregado de pigmentos e, assim, revelar uma cor indesejada, como tons levemente azulados.

Engana-se quem pensa que as máscaras matizadoras e os xampus com pigmentos oferecem tratamentos completos. Segundo Thiago, a função desses produtos é apenas inibir a cor indesejada: eles não hidratam os fios.

– O ideal, após a matização, é fazer o uso de máscaras de hidratação, nutrição ou reconstrução. Dessa forma, os cabelos claros vão ficar lindos e saudáveis por muito mais tempo – recomenda.

ATENÇÃO!

Não utilize anilina ou violeta genciana nos cabelos. Esses produtos não servem para uso cosmético. Podem danificar as madeixas e causar ressecamento e quebra dos fios.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias