Entretenimento



Falando de Sexo

Nem toda mulher tem sangramento na primeira vez 

Algumas mulheres têm o hímen mais elástico, que não se rompe tão facilmente

13/09/2021 - 15h45min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Já tive a minha primeira vez, mas não sangrei. Será que eu ainda sou virgem?

Querida, para que uma mulher perca a virgindade, é preciso que haja penetração, pois, aí, acontecerá o rompimento total ou parcial do hímen. Trata-se de uma membrana fina que fica na entrada da vagina. É impermeável e, normalmente, possui uma abertura por onde saem as secreções e a menstruação. 

Em alguns casos, a abertura é muito estreita ou não existe, tornando necessária uma cirurgia para evitar a retenção de líquidos. Mas, geralmente, é rompida na primeira relação sexual. Algumas mulheres têm o hímen mais elástico, que não se rompe tão facilmente. 

Leia outras colunas

Tipos de hímen

Existem cinco tipos diferentes de hímen. O anular é o mais comum de todos, possui formato de anel e o seu orifício permite a passagem da menstruação. Ele pode ou não se romper durante a primeira relação sexual. O septado é mais resistente, pois possui uma pele no meio do orifício. Apesar de não provocar dor, pode causar incômodo na primeira transa. O hímen complacente é elástico e raramente é rompido na primeira relação sexual. 

O cribiforme é mais raro e ainda mais resistente. Ele possui vários buraquinhos, que permitem o fluxo menstrual em vez de apenas um orifício. Já o hímen imperfurado é bastante raro e, por não contar com orifícios, precisa ser rompido através de uma cirurgia que abrirá passagem para a menstruação e para relações sexuais.

A iniciação sexual não deve ser resumida a hímen e sangramento: são tabus que precisam ser superados para que as mulheres atinjam uma sexualidade de melhor qualidade.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias