Entretenimento



Ao "Gaúcha Atualidade"

Novo dono do cinema Guion fala sobre programação e mudança de nome: "Não vai se chamar Cine Paradiso"

Médico Marcelo Tiburi comprou o empreendimento na Cidade Baixa

29/09/2021 - 15h34min


GZH
GZH
André Ávila / Agencia RBS

Uma nova programação, com direito a festivais temáticos, e um espaço revitalizado devem marcar os novos tempos do Guion Center. Após semanas de incerteza, o cinema localizado na Cidade Baixa, em Porto Alegre, foi adquirido pelo médico Marcelo Tiburi, que concedeu uma entrevista ao Gaúcha Atualidade na manhã desta quarta-feira (29).

Segundo o novo proprietário, a intenção da nova grade de filmes do espaço é oferecer "uma atmosfera agradável", com foco no "cinema de arte" e sem abrir mãos de longas mais comerciais.

— O entretenimento está ligado ao cinema e também é arte. Vai ter essa mescla de arte e entretenimento, com mostras, festivais e estou com a ideia de passar filmes antigos, ter sessões comentadas, temáticas. Tudo o que for cinema de qualidade, fora do circuito comercial, estará ali — promete Tiburi.

A proposta é que os festivais cheguem com força na programação. O agora empresário aponta que "a ideia é apresentar o que as pessoas gostam", já que ele também tem interesse por filmes além dos exibidos nas grandes salas.

— Muitas vezes, os espectadores não têm acesso a certos tipos de filme, então vamos acertar com as distribuidoras e vai ter bastante festival, sim — reforça ele.

Investimento

Questionado pela audiência do Gaúcha Atualidade, Tiburi explicou que o investimento partiu totalmente de seu bolso - sem nenhum uso de verba pública. A preocupação dele também é manter e gerar empregos do espaço cultural, a fim de evitar o "impacto negativo".

— Pensei o que poderia fazer a respeito, então logo entrei em contato com os proprietários antigos para trabalhar a aquisição. Chegamos a um final feliz que, mesmo com o fechamento das portas, engatilhamos a retomada das operações — comemora Tiburi. 

Segundo ele, estudos estão sendo realizados para comprovar a viabilidade do negócio daqui para frente, com olhar atento para a concorrência do streaming. Mesmo assim, o médico acredita que "há sinais positivos de saída". 

A criação de um novo nome para a marca do espaço cultural - que deixará de se chamar Guion - também é um aspecto que vem sendo trabalhado nesta nova fase. Uma equipe criativa trabalha em conjunto com o investidor para chegar a uma definição.

— São ideias muito boas que estão surgindo aos poucos, mas será relacionado a cinema mesmo. Não será Cine Paradiso (risos), como muita gente vem pensando. Há uma pré-escolha, mas nada fechado ainda — disse ele.

Ouça a entrevista completa



MAIS SOBRE

Últimas Notícias