Entretenimento



Caminhos para a Vitória

Reality show da RBS TV acompanhará Alice Bastos Neves e Luciano Périco na busca por uma vida mais saudável

Projeto desenvolvido em parceria com a PUCRS contará com nove episódios, que serão exibidos às terças-feiras, a partir de 28 de setembro, no Globo Esporte

24/09/2021 - 13h55min

Atualizada em: 24/09/2021 - 13h56min


GZH
GZH
André Ávila / Agencia RBS
Luciano Périco e Alice Bastos Neves protagonizam o novo reality show "Caminhos para a Vitória", da RBS TV

Incentivar a prática de atividades físicas e mostrar que é possível retomar hábitos saudáveis, mesmo após uma longa pausa. Esses são os principais objetivos do novo reality show Caminhos para a Vitória, da RBS TV, que estreia na próxima terça-feira (28), no programa Globo Esporte. Ao todo, serão nove episódios, exibidos sempre às terças-feiras, até 23 de novembro.

Desenvolvido em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o projeto acompanhará a apresentadora da RBS TV Alice Bastos Neves e o narrador da RBS TV e apresentador da Rádio Gaúcha Luciano Périco na busca por uma vida mais saudável. Os jornalistas serão monitorados durante três meses por uma equipe multidisciplinar da PUCRS, formada por profissionais como cardiologistas, endocrinologistas, educadores físicos e nutricionistas.

Os episódios serão gravados em espaços como o Parque Esportivo, o Hospital São Lucas e o Centro de Reabilitação, que integram o Campus da Saúde da universidade. Eles mostrarão a trajetória de Alice e Luciano, passando por consultas médicas, exames, avaliações físicas, estabelecimento de metas, treinos na academia, testes de corrida na pista, desafios e prática de esportes.  

De acordo com o reitor da PUCRS, irmão Evilázio Teixeira, a universidade vem priorizando o desenvolvimento de iniciativas nas áreas de saúde e bem-estar para atender as principais necessidades da população atualmente. E é com base neste ideal que surge a série Caminhos para a Vitória:

— Queremos mostrar os benefícios que um modelo integrado e interdisciplinar de cuidado com a vida humana, da prevenção à reabilitação, oferece e traz de impacto para a comunidade de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. E que toda essa estrutura não está apenas a serviço da comunidade acadêmica, mas de toda a população.

Os participantes

Rodrigo Bodanese, cardiologista do Hospital São Lucas da PUCRS, explica que a série Caminhos para a Vitória mostrará mudanças no estilo de vida de duas pessoas com perfis muito diferentes: a Alice Bastos Neves, que recentemente enfrentou um tratamento contra o câncer de mama, e o Luciano Périco, que tem sobrepeso e diabetes.  

André Ávila / Agencia RBS
Luciano Périco tem a atividade física como parceira no controle d a diabetes

O especialista ressalta que, além de estimular a prática de exercício físico, o projeto mostra a importância do acompanhamento multidisciplinar e da avaliação médica antes do início das atividades, que tem como objetivo reduzir os riscos de possíveis problemas de saúde, especialmente cardiovasculares.

A avaliação médica e física já aconteceu e os treinos iniciaram na última semana, contam os participantes. Agora, eles têm o desafio de encaixar os exercícios diários (cinco vezes por semana) em suas rotinas para cumprir as metas — cada um estabeleceu seus objetivos junto aos especialistas da PUCRS.

Segundo Luciano, a experiência de retomada tem sido muito legal. Ele relata que, antes da pandemia, tinha um processo de atividade física recorrente para controlar a diabetes, emagrecer e cuidar da saúde como um todo, mas o hábito acabou se perdendo com as restrições impostas pela covid-19:

— O objetivo é mostrar para as pessoas que, mesmo depois desse período onde muita gente ficou em casa e deixou de fazer atividade física, sempre há um motivo para recomeçar. Não importa se a pessoa está acima do peso, o importante, claro, é fazer uma avaliação física e médica antes, e, depois, fazer a atividade com acompanhamento.

Para Alice, o projeto é realmente uma proposta de mudança de vida, que ela está conseguindo incluir na rotina. A apresentadora afirma que inclusive tem levado seu filho Martin junto para a PUCRS, para que ele possa fazer as atividades destinadas às crianças enquanto ela treina.

André Ávila / Agencia RBS
Exercícios e boa alimentação foram aliados de Alice para vencer o câncer

Alice também relata que, após o tratamento contra o câncer de mama, a orientação do médico foi para que ela buscasse fazer exercícios e manter uma boa alimentação, pois isso era sinônimo de prevenção a partir da cura. De acordo com ela, além de ser uma oportunidade única de cuidar da saúde física e mental, esse projeto poderá incentivar os telespectadores a seguirem o exemplo de ambos, porque sempre cabe na rotina:

— Minha primeira expectativa é realizar as metas, conseguir realmente executar esse plano, e a segunda é incentivar as pessoas a virem com a gente, estimular as pessoas a buscarem também esse caminho da saúde que é tão necessário.

Programação dos episódios

  • 28 de setembro 
  • 5 de outubro 
  • 12 de outubro 
  • 19 de outubro 
  • 26 de outubro 
  • 2 de novembro 
  • 9 de novembro 
  • 16 de novembro 
  • 23 de novembro 

MAIS SOBRE

Últimas Notícias