Transar durante a gravidez pode ser prejudicial? - Entretenimento

Versão mobile

 
 

Falando de Sexo05/09/2021 | 15h06Atualizada em 05/09/2021 | 15h06

Transar durante a gravidez pode ser prejudicial?

Transar durante a gestação pode ser até bastante prazeroso

Transar durante a gravidez pode ser prejudicial? Reprodução / Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução / Reprodução
Andrea Alves e Lucia Pesca

Uma mulher grávida pode fazer sexo? Será que a penetração pode machucar o bebê? Ele sente algo? 

É comum que existam dúvidas sobre sexo durante a gravidez. Acelera o parto? Machuca o bebê? Manter relações sexuais durante a gravidez é algo normal e não oferece riscos para a mãe nem para o bebê, desde que a gestação seja de baixo risco. 

Se não há contraindicações, o contato íntimo está liberado. Inclusive, pode trazer uma série de benefícios. Entre eles, a diminuição do estresse e da ansiedade, aumento da autoestima, liberação de endorfina (hormônio responsável pela sensação de bem-estar) e até o fortalecimento da imunidade. Além de melhorar o humor e a qualidade do sono.

Transar durante a gravidez pode ser bastante prazeroso. O fluxo sanguíneo da região pélvica aumenta, assim como a lubrificação vaginal. Cenário propício para intensificação da libido e de orgasmos.

Leia outras colunas

Proteção

É importante deixar claro que o bebê não sente nada durante a penetração do canal vaginal. O feto fica protegido por uma densa camada muscular, pelo líquido amniótico e pelo saco gestacional. Há também uma mucosa na entrada do útero que defende o órgão da entrada de bactérias. 

No que diz respeito às posições sexuais, é necessário que o casal experimente posturas que não causem desconforto. Normalmente, gestantes se sentem mais à vontade quando estão por cima do parceiro. Ficar de lado é outra posição escolhida, principalmente depois da 20ª semana de gestação, quando a barriga começa a ficar mais volumosa.

Caso surja qualquer dúvida, não hesite em consultar seu obstetra.

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros