Entretenimento



Luto na TV brasileira

Atores prestam homenagens a Gilberto Braga: "Ele era único"

Autor de novelas como "Vale Tudo", "Dancing Days" e "Celebridade" morreu na noite de terça-feira, aos 75 anos

27/10/2021 - 11h15min


GZH
GZH
Renato Rocha Miranda / TV Globo/Divulgação
Gilberto Braga faleceu na terça-feira (26) por conta de uma infecção generalizada causada por uma perfuração no esôfago

Famosos foram às redes sociais nas últimas horas lamentar a morte de Gilberto Braga, aos 75 anos. Autor de novelas como Vale Tudo, Dancing Days e Celebridade, ele estava internado em um hospital do Rio de Janeiro desde sexta (22), após ter tido uma perfuração de esôfago, e faleceu na noite desta terça (26). 

Atores que trabalharam com Braga em novelas se manifestaram em homenagem ao ator. Claudia Abreu, que viveu a vilã Laura em Celebridade, relembrou algumas qualidades do autor em postagem no Instagram. 

Sônia Braga, que protagonizou Dancing Days, fez uma longa carta de amor ao autor. "Gilberto foi um dos autores mais revolucionários da TV brasileira. A sua fina ironia e a imensa capacidade de radiografar a sociedade brasileira em histórias marcantes e bem engendradas farão falta. "

Zezé Motta também relembrou com carinho a coragem de Braga de discutir racismo em suas novelas. Em Corpo a Corpo, a atriz viveu Sonia, que mantinha um relacionamento inter-racial com o personagem de Marcos Paulo.

Camila Pitanga se disse grata a "tudo o que vivi com você e através de você", direcionando o texto para Gilberto. Ela interpretou uma de suas personagens mais marcantes em Paraíso Tropical: a prostituta Bebel, que se relacionava com um empresário ganancioso (Wagner Moura).

Paolla Oliveira, que trabalhou na novela Insensato Coração, também de Braga, afirmou que "o Brasil perde um pouco da magia de grandes personagens, vilãs icônicas e boas reflexões em frente à TV".

 A atriz Glória Pires postou uma foto ao lado de Braga no Instagram Stories. “Gratidão eterna a Gilberto Braga e sua genialidade. Descanse em paz, querido”, escreveu. 

À GloboNews, Tony Ramos lembrou como era trabalhar com o autor em Paraíso Tropical e na série O Primo Basílio.  

— O Gilberto sempre foi um autor, e a obra dele está aí, então eu nem preciso falar, mas essa obra mostra o autor refinado, o autor culto que ele era. Mais do que isso, ele conseguia espiar essa vida com requinte das classes chamadas mais abastadas. Ele fazia um recorte disso com muita crítica comportamental. Ao mesmo tempo, seus tipos populares se misturavam a isso. Ele tinha essa brasilidade. Ele tinha um olhar múltiplo — comentou.

Veja outras homenagens de famosos:

Gloria Perez



 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias