Entretenimento



Luto na teledramaturgia

Autor Gilberto Braga morre aos 75 anos

Entre as novelas mais marcantes do escritor estão "Vale Tudo", "Dancing Days" e "Celebridade"

27/10/2021 - 09h31min

Atualizada em: 27/10/2021 - 09h31min


GZH
GZH
Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo
João Miguel Júnior / Globo/Divulgação
Gilberto Braga estreou na Globo como autor em 1972, em uma adaptação de "A Dama das Camélias", de Alexandre Dumas Filho

Morreu na noite desta terça-feira (26), aos 75 anos, o autor de novelas Gilberto Braga. Ele estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, segundo a coluna de Ancelmo Gois, de O Globo.

Entre as novelas mais marcantes de Braga estão Vale Tudo, Dono do Mundo, Dancing Days, Corpo a Corpo, Anos Dourados e Celebridade

Braga, que sofria de mal de alzheimer, enfrentava uma infecção sistêmica, após ter tido uma perfuração de esôfago. Ele foi internado na última sexta-feira (22).

O autor era casado com o decorador Edgar Moura Brasil.

Vários famosos lamentaram a morte de Gilberto Braga nas redes sociais. "Em 1984, graças a você falamos de racismo em horário nobre", disse a atriz Zezé Motta.

Carreira

 Formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), Braga foi crítico de teatro e cinema antes de trabalhar como autor. Ele ingressou na TV Globo em 1972, quando escreveu um Caso Verdade. A primeira novela de sua autoria é de 1974. Com a sequência de sucessos, tornou-se um dos principais autores de novelas do país. Por conta de Paraíso Tropical, foi agraciado com o prêmio internacional Emmy.

Em 1974, escreveu a novela Corrida do Ouro em coautoria com Lauro César Muniz. Essa foi uma das três parcerias da dupla, sendo as outras duas Carinhoso e Escalada.

Uma das características marcantes da teledramaturgia de Gilberto Braga foi a predileção por adaptações de obras clássicas.

Entre suas principais obras nesse filão, estão as adaptações dos romances Helena, de Machado de Assis, e Senhora, de José de Alencar, além, é claro, de Escrava Isaura, sucesso de 1976 inspirada no livro de Bernardo Guimarães. A novela se tornou uma das mais bem-sucedidas da teledramaturgia nacional.

Ainda na década de 1970, Gilberto Braga entrou no principal momento de sua carreira. Dancin’ Days, de 1978, marcou sua estreia no horário nobre e seu rompimento com as adaptações de obras clássicas da literatura. Curiosamente, Dancin’ Days percorreu o caminho oposto: nos anos 1980, a novela foi adaptada para um livro de uma coleção da editora Globo.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias