Entretenimento



Falando  de Sexo

Cistite: causas, sintomas e prevenção

A condição consiste na ação de uma bactéria que entra pelo canal da uretra e vai até a bexiga

05/10/2021 - 14h45min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Tenho infecção urinária com frequência, mas o curioso é que isso acontece sempre depois que eu transo seguidamente. Fico com muita vontade de fazer xixi e sinto ardência na hora de urinar. É um problema sério?

Amiga, a cistite ou infecção urinária é uma condição mais comum do que você imagina. Trata-se de uma doença que atinge 80% das mulheres ao longo da vida. Destas, 30% podem desenvolver infecção urinária de repetição, ou seja, que ocorre, pelo menos, em dois episódios semestrais. 

A condição consiste na ação de uma bactéria que entra pelo canal da uretra e vai até a bexiga, provocando inflamação do órgão e contaminação da urina. Ocorre mais nas mulheres, pois a uretra feminina é mais curta, o que facilita a chegada da bactéria até a bexiga.

Além disso, esse microrganismo fica próximo da vagina e do ânus, uma área bastante suscetível à presença de bactérias. Fazer xixi após o sexo é bom, pois isso lava a bexiga automaticamente. A entrada da bactéria no órgão é favorecida por tudo que a empurre na direção dele, como o ato da relação sexual. 

Leia outras colunas

Não é transmissível

A cistite não é transmissível! A bactéria é do próprio corpo do indivíduo. Os principais sintomas são: dor no baixo ventre e na hora de urinar, liberação de pouca urina e vontade frequente de urinar.

Como prevenção, é aconselhável tomar bastante líquido, higienizar a área genital antes e depois da atividade sexual e limpar-se sempre no sentido da frente para trás, com objetivo de evitar que bactérias passem do ânus para a vagina. Para tratar a cistite, lembre-se de que é necessário consultar um médico! Ele vai examiná-la e indicar o tratamento adequado.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias