Entretenimento



Falando de Sexo

Como lidar com os efeitos de um abuso

Apoiar-se em pessoas de confiança é fundamental

13/10/2021 - 15h39min


Andrea Alves
Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Reprodução / Reprodução

Sofri abuso sexual durante a infância e a adolescência. Já fiz até terapia, pois sei que sou meio travada sexualmente por causa disso. Mas, às vezes, quando sou obrigada a ver o tio que cometeu o abuso, lembro das cenas que quero esquecer. Fico alguns dias bem mal com essas lembranças e, aí, tenho vontade de denunciar o que esse monstro fez. Porém, logo desisto. Como eu faço para esquecer tudo isso?

Se você se sente consumida por esses pensamentos e sentimentos, precisa conhecer mecanismos de enfrentamento para recorrer. Vamos listar alguns. 

Essas técnicas funcionam melhor se você praticá-las quando não estiver se sentindo mal. São atividades relaxantes que aliviam a ansiedade e o estresse, substituindo o foco em pensamentos do passado por uma conexão com o que está acontecendo ao seu redor. 

Em primeiro lugar, apoiar-se em pessoas de confiança é fundamental: quando estiver enfrentando períodos difíceis, entre em contato com elas, pois isso fará com que você se sinta protegida.

Leia outras colunas

Conexões necessárias

Conectar-se com seus sentidos de visão, olfato, paladar, audição e tato pode ajudá-la a permanecer ancorada no presente, minimizando as dores do passado. Pressione os pés firmemente no chão para se lembrar de onde você está. Mantenha por perto uma foto sua e olhe para ela quando estiver ansiosa. Observe as pessoas, imagens e sons ao seu redor. Acenda uma vela perfumada ou visite um local com aromas agradáveis, como um café ou uma padaria. Faça carinho ou brinque com um animal de estimação. Ouça uma música reconfortante e familiar. No entanto, não se esqueça do principal: volte para a terapia.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias