Inchaço no clitóris: é normal acontecer? - Entretenimento

Versão mobile

 
 

Falando  de Sexo04/10/2021 | 14h18Atualizada em 04/10/2021 | 14h18

Inchaço no clitóris: é normal acontecer?

A zona erógena feminina pode aumentar de tamanho durante a relação sexual

Inchaço no clitóris: é normal acontecer? Reprodução / Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução / Reprodução
Andrea Alves e Lucia Pesca

Com frequência, o meu clitóris fica inchado após a masturbação ou a relação sexual. Isso é um problema?

A zona erógena feminina pode aumentar de tamanho durante a relação sexual. Isso acontece porque, assim como na ereção masculina, o fluxo sanguíneo aumenta durante o momento da excitação. 

A rigidez do clitóris faz com que a região genital se torne ainda mais sensível do que o normal, estimulando o prazer durante a relação e facilitando o orgasmo feminino. Se o inchaço for notado logo após o sexo ou a masturbação (como você relata), é bem provável que seja apenas uma reação natural do seu corpo.

Leia outras colunas

Fique atenta

Porém, não custa ficar atenta se há a presença de outros sintomas, como coceira ou ardência no local. Caso a resposta seja afirmativa, vale a pena procurar um ginecologista. Após uma avaliação, o profissional poderá identificar a origem do problema e dar início ao tratamento apropriado.

Relações sexuais ou masturbação em excesso podem ser responsáveis por inchaço e dor no clitóris. Nestes casos, o melhor a fazer é interromper o contato íntimo até que o desconforto desapareça por completo. Outra causa possível é a ocorrência de alguma inflamação: a mais comum é a candidíase. A condição também está associada a sintomas como coceira e ardência. 

A falta de lubrificação também pode ocasionar desconforto na região íntima. É fundamental que a mulher esteja lubrificada na hora do sexo. A lubrificação ajuda a reduzir o atrito que pode acabar deixando o clitóris inchado ou, até mesmo, gerar lesões na área genital.

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros