Entretenimento



Falando  de Sexo

Quais são as consequências da retirada do útero?

Dois fatores podem afetar a sexualidade feminina: disfunção hormonal e questões psicológicas

03/10/2021 - 18h13min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Estou com problemas no meu útero e serei submetida a uma histerectomia (cirurgia de retirada total ou parcial do órgão). Isso pode atrapalhar a vida sexual?

Amiga, nada atrapalhará mais a vida sexual do que os problemas que o seu útero apresenta no momento. Uma vez retirado o órgão, você vai parar de menstruar e não há mais a possibilidade de engravidar. A vida sexual pode ser retomada, normalmente, 60 dias após o procedimento. 

A perda do útero pode ou não afetar o prazer e diminuir a percepção física do orgasmo. Mas o clímax continua sendo possível.

Há dois fatores que podem afetar diretamente a sexualidade feminina, em especial, a libido: disfunção hormonal e questões psicológicas no período pós-histerectomia.

Libido

Leia outras colunas

A histerectomia provoca a menopausa precoce, o que acarreta na diminuição dos hormônios sexuais. É possível que a mulher passe a ter menos libido e sinta algum desconforto durante a relação sexual, pois há diminuição na lubrificação.

No entanto, a cirurgia pode representar a descoberta da liberdade, melhorando a função sexual, pois não há mais a preocupação com  gravidez ou menstruação.

É comum a mulher associar o útero à feminilidade. Por isso, quando há a retirada do órgão, ela se sente “incompleta”. Essa associação afeta a autoestima, causa depressão e gera disfunção sexual. Uma psicoterapia pode auxiliar a pessoa a enfrentar o processo de recuperação.

A consequência do procedimento sobre a vida sexual está também ligada à qualidade do relacionamento. Uma relação saudável necessita de erotismo, intimidade, prazer e respeito na medida certa.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias