Entretenimento



Falando de Sexo

Tire suas dúvidas sobre vasectomia

O casal precisa discutir se é isso mesmo que deseja e se essa é a melhor opção

25/10/2021 - 15h20min


Andrea Alves
Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Reprodução / Reprodução

A minha esposa quer que eu faça vasectomia. Estou confuso sobre isso. Vocês poderiam explicar como funciona o procedimento?

Há uma crescente busca por métodos de controle de natalidade permanentes, principalmente entre os casais mais maduros e, hoje, a vasectomia (esterilização masculina) é uma das boas opções para isso. Sendo assim, antes de se submeter à cirurgia, você deve estar ciente de algumas informações.

Leia outras colunas

/// A decisão de fazer uma vasectomia não deve ser tomada de forma prematura. O casal precisa discutir se é isso mesmo que deseja e se essa é a melhor opção. 

/// É um procedimento simples, indolor, seguro e eficaz, que não requer longos períodos de recuperação e repouso. 

/// A vasectomia não diminui o desejo sexual do homem nem afeta negativamente a capacidade de ele ter ereção ou orgasmo. 

/// A esterilização não acontece imediatamente após o procedimento. É obrigatória a realização de um espermograma para confirmar a eficácia do método.

/// A vasectomia pode ser revertida na maioria dos casos. Porém, esse é um procedimento muito mais complexo. Além disso, não garante o retorno da capacidade reprodutiva. 

/// Caso o casal ainda tenha alguma dúvida, há duas opções: não fazer a vasectomia ou congelar sêmen em laboratórios de reprodução humana. Discutir todos os prós e contras do procedimento, levando em conta o contexto e o momento de vida do paciente, é fundamental. O procedimento é simples, mas é preciso uma boa avaliação de cada caso.


Fonte complementar: Dr. Eduardo Bertero


MAIS SOBRE

Últimas Notícias