Entretenimento



Legado

"Vale Tudo", "Dancin' Days" e mais: 10 novelas de Gilberto Braga que marcaram época

Dramaturgo morreu nesta terça-feira, aos 75 anos

27/10/2021 - 11h20min

Atualizada em: 27/10/2021 - 11h22min


Júlio Boll
Júlio Boll
Enviar E-mail
Divulgação / Globo
Odete Roitman (Beatriz Segall), uma das grandes vilãs de Gilberto Braga, em "Vale Tudo"

A crítica social afiada era marca registrada de um projeto assinado por Gilberto Braga. Aos 75 anos, o autor de grandes sucessos da dramaturgia brasileira, como Vale Tudo e Dancin' Days, morreu nesta terça-feira (26) devido a uma infecção sistêmica, mas deixará um legado de produções para as futuras gerações. 

Suas tramas eram conhecidas por vilões inesquecíveis e que eram acompanhados por milhões de brasileiros. Ao mesmo tempo, sua preocupação sempre foi questionar o caráter das pessoas e a forma como a sociedade brasileira encarava valores como honestidade e confiança.

Considerado um discípulo de Janete Clair (de novelas como Pecado Capital e Selva de Pedra), Braga fez seu primeiro trabalho para a Globo em 1972, com A Dama das Camélias. Desde seu primeiro grande sucesso, Escrava Isaura, o dramaturgo se destacou por um estilo de diálogos que considerava sempre quais atores iriam interpretar os papéis, para extrair o melhor deles em cada cena.

Abaixo, GZH recupera 10 folhetins de Braga que marcaram época. Confira:

Escrava Isaura (1976)

Com apenas 31 anos, Braga adaptou a obra homônima de Bernardo Guimarães para a telinha e garantiu seu primeiro sucesso. Estrelado por Lucélia Santos e Rubens de Falco, o folhetim foi um dos mais exportados da Globo, com exibições em países como Suíça e Itália. 

Dona Xepa (1977)

Adaptação de uma obra teatral homônima, a novela narrava a história de uma popular feirante, vivida por Yara Cortes, que fazia de tudo para criar os filhos. Exibida no horário das 18h, a obra obteve o melhor desempenho de audiência da faixa até então e alavancou Braga entre os dramaturgos da emissora – o que lhe garantiu a ascensão para o horário das 20h. 

  • Indisponível no streaming.

Dancin’ Days (1978)

A febre da música disco tomou a trilha sonora e os personagens desta novela, que era norteada pela rivalidade de duas irmãs: a ex-presidiária Júlia Matos (Sônia Braga) e a socialite Yolanda Pratini (Joana Fomm). Acusada de atropelar e matar um guarda noturno, Júlia é condenada a 22 anos de prisão e, ao conseguir liberdade condicional na metade da pena, luta para conquistar seu espaço. 

  • Indisponível no streaming.
Reprodução / Reprodução
Logo da novela "Dancin’ Days"

Anos Dourados (1986)

Inspirado no instituto de educação em que passou a infância, Braga narrou histórias de amor e conflitos familiares, tendo como cenário o Rio de Janeiro durante o governo de Juscelino Kubitschek. A minissérie mostra a luta de Lurdinha (Malu Mader) e Marcos (Felipe Camargo) para ficarem juntos, mesmo vindo de classes sociais diferentes. 

  • Indisponível no streaming. Globoplay tem uma versão em filme da mesma trama.

Vale Tudo (1988)

A trama de Vale Tudo acompanha Maria de Fátima (Gloria Pires), ambiciosa jovem que vende a única propriedade da família e foge para o Rio de Janeiro com o sonho de ser  modelo. Raquel (Regina Duarte) vai atrás da filha golpista e acaba se apaixonando por Ivan (Antonio Fagundes), sobrevivendo da venda de sanduíches na praia. Ao mesmo tempo, ela tenta entrar para a família Roitman, cuja matriarca, Odete (Beatriz Segall), marcou época com seus comentários afiados sobre a cultura do brasileiro. 

  • Disponível no Globoplay. 
Irineu Barreto / GDI
Gloria Pires como Maria de Fátima em "Vale Tudo"

O Dono do Mundo (1991)

Retomando a temática de Vale Tudo, o autor trata da questão da dignidade e da cidadania no Brasil contemporâneo. Felipe (Antonio Fagundes) é um cirurgião que aposta com o seu funcionário que levará a noiva dele para a cama. Ao engravidar dele, ela decide se vingar do homem. 

  • Indisponível no streaming.

Celebridade (2003)

A busca pela fama foi o foco da trama estrelada por Malu Mader e Claudia Abreu. As duas têm uma série de embates, com Laura (Claudia) tentando superar Maria Clara (Malu), que é uma empresária de sucesso. O que motiva o ódio de Laura pela patroa é ela ser filha da verdadeira musa da canção que fez de Maria Clara uma mulher rica e famosa, enquanto ela e a mãe amargaram uma vida miserável. 

Ver Descrição / Ver Descrição
Embates entre Maria Clara e Laura em "Celebridade"

Paraíso Tropical (2007)

Indicada ao Emmy Internacional, a novela aborda alguns temas clássicos dos folhetins, como a cobiça e o amor, sob a ótica dos diversos estratos sociais que convivem no bairro carioca de Copacabana. No elenco, Alessandra Negrini, que vive as gêmeas Paula e Thaís, e Tony Ramos, no papel do empresário Antenor Cavalcanti. 

  • Disponível no Globoplay.

Insensato Coração (2011)

As escolhas amorosas e os conflitos familiares são centrados no caso de Pedro (Eriberto Leão) e Marina (Paolla Oliveira), que são surpreendidos por uma paixão avassaladora que irrompe no primeiro capítulo, durante o sequestro do avião em que viajam. 

  • Disponível no Globoplay.
Intensidade mostrada nas telinhas também faz parte da vida real de Gabriel Braga Nunes / Intensidade mostrada nas telinhas também faz parte da vida real de Gabriel Braga Nunes
Leo (Gabriel Braga Nunes), um dos vilões de "Insensato Coração", irmão de Pedro

Babilônia (2015)

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são três mulheres entrelaçadas por um crime e têm suas vidas pontuadas a partir disso. Dividida em duas fases, 2005 e 2015, a trama mostra a ascensão de Beatriz, a frustração de Inês e a integridade de Regina. 

  • Disponível no Globoplay.
Reprodução
Gloria Pires e Adriana Esteves em capítulo final de "Babilônia"



MAIS SOBRE

Últimas Notícias