Entretenimento



Falando de Sexo

A importância da primeira consulta ginecológica

A avaliação é de extrema relevância para as adolescentes

11/11/2021 - 16h49min

Atualizada em: 11/11/2021 - 18h39min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

A minha filha está com 14 anos e começou a menstruar no ano passado. Na ocasião, não a levei ao médico, porque achava que isso poderia ser um estímulo para que pensasse em transar. Porém, agora, ela está namorando um colega de colégio. Aí, me pediu para ir ao ginecologista. Eu quase morri! Falei com ela sobre  preservação, cuidados... Além disso, somos bem católicos. Vocês acham que eu deveria levá-la ao médico? Será que vai se sentir autorizada a transar? 

Cara amiga, a consulta ginecológica não será um estímulo ao início da vida sexual da sua filha. Isso só significa que você está cuidando da saúde física e mental dela. É uma ação de extrema importância! 

A iniciação sexual vai acontecer com ou sem a sua permissão. A visita ao ginecologista apenas representa um instrumento para a sua filha agir de forma mais segura quando isso rolar.

Leia outras colunas

Ética

Converse sobre a importância da avaliação. Deixe claro que a conversa entre ela e o médico, desde que não esteja fazendo algo que a coloque em risco, será um segredo entre os dois. Por isso, pode ir ao médico e abrir o coração, pois ele não vai falar sobre a intimidade dela para outras pessoas. Ter a vida íntima exposta é um dos grandes temores das adolescentes. 

Ela precisa saber que todos os médicos têm o dever ético e profissional de manter sigilo. A mãe deve levar a menina ao ginecologista para conversar e receber informações importantes. Como ela já ficou menstruada, este é um bom momento para levá-la na consulta.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias